Topo

Com astro brasileiro, Barcelona mira título europeu no basquete após decepções no futebol

Marcelinho Huertas foi a principal contratação do Barcelona para esta temporada Imagem: EFE/LUIS TEJIDO

Daniel Neves

Do UOL, em São Paulo

11/05/2012 06h00

Após encantar o mundo nos últimos anos, o futebol do Barcelona amargou uma temporada de jejum nas principais competições, como a Liga dos Campeões e o Campeonato Espanhol. A torcida catalã, porém, pode celebrar um título europeu com sua equipe de basquete, que inicia o Final Four da Euroliga nesta sexta-feira, em Istambul, na Turquia.

O Barcelona das quadras guarda semelhanças com a equipe de futebol. Assim como Messi e companhia, o campeão da Euroliga em 2010 chega para a fase decisiva como a equipe a ser batida. Apresentando o melhor desempenho da competição, registrou a impressionante campanha de 18 vitórias e apenas uma derrota no torneio.

Tratar a bola com carinho é outra característica comum às duas equipes. Se os comandados de Guardiola ficaram famosos pelos passes e pelo enorme tempo de posse de bola, o Barça do basquete foi a equipe com o menor número de desperdícios da Euroliga (média de 10,5 por jogo) e a segunda dentre os finalistas com o maior número de assistências (15,8 por partida).

Um dos responsáveis por este bom desempenho é o brasileiro Marcelinho Huertas, contratado como o principal reforço da equipe para esta temporada. Melhor armador da Liga Espanhola no ano anterior, o jogador chegou para substituir o queridinho local Ricky Rubio e tem correspondido. É o quarto nas estatísticas de assistências do torneio (4,58 por jogo) e virou uma espécie de ‘Xavi’ do basquete do Barcelona.

“Nossa expectativa é jogar como nos últimos dois meses. Fizemos uma campanha brilhante até agora e vamos tentar consagrá-la com um desempenho vitorioso na fase decisiva”, disse Huertas, em entrevista ao UOL Esporte.

Fã de futebol e corintiano fanático, Huertas revelou ser um assíduo frequentador do Camp Nou em jogos de Messi e companhia. O armador, porém, minimiza o impacto das derrotas recentes nos campos para o basquete do Barcelona e nega que o título europeu na modalidade seja uma forma de compensar as frustrações dos gramados.

“Sempre que posso vou ao estádio para acompanhar essa geração fantástica. O futebol fez tudo o que podia, talvez tenha sido desclassificado injustamente”, comentou Huertas. “Mas não temos esse pensamento de salvar a temporada do clube, até porque o futebol de salão foi campeão europeu na semana passada”.

O adversário do Barcelona na semifinal da Euroliga será o Olympiacos, rival batido pelo clube espanhol na conquista de seu último título europeu, em 2010. Os tradicionais CSKA Moscou e Panathinaikos, atual campeão, fazem o outro confronto do Final Four.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Com astro brasileiro, Barcelona mira título europeu no basquete após decepções no futebol - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Basquete