Topo

Hélio Rubens deixa o comando de Franca após sete anos, mas descarta aposentadoria

Hélio Rubens optou por deixar o comando do Franca após campanha irregular no NBB - Divulgação/LNB
Hélio Rubens optou por deixar o comando do Franca após campanha irregular no NBB Imagem: Divulgação/LNB

Daniel Neves

Em São Paulo

14/05/2012 12h56

O técnico Helio Rubens anunciou sua saída do comando do Franca após sete anos. Com contrato até 30 de junho, o treinador anunciou nesta segunda-feira que não pretende renovar seu vínculo com a equipe do Interior paulista, que fez campanha irregular na última temporada do Novo Basquete Brasil (NBB).

“Foi uma decisão bem amadurecida. É a hora de dar oportunidade para que outro dê sequência a essa história vitoriosa”, disse Hélio, em entrevista ao UOL Esporte. “Antecipei essa decisão porque haverão eleições no clube e queria deixar a nova diretoria à vontade para escolher o meu substituto”.

Nascido em Franca, Hélio Rubens tem sua história intimamente ligada ao time local, com o qual foi campeão paulista, brasileiro e sul-americano. “São 50 anos dedicados ao basquete, especialmente em Franca. Participei de todos os principais títulos do clube”, comentou o treinador.

OPINIÃO DE FÁBIO BALASSIANO

O treinador é uma lenda da cidade, uma lenda do basquete brasileiro, merece todas as honras e créditos. Leia mais

A saída de Hélio Rubens vinha sendo especulada desde a fase de classificação do NBB, quando Franca fez uma campanha abaixo do esperado e ficou apenas na 10ª colocação. Nos playoffs, a equipe superou o Paulistano nas oitavas de final, mas acabou eliminada pelo São José no confronto seguinte.

“A campanha ficou aquém do esperado. É ruim dar justificativas, pois parece que você quer se livrar das responsabilidades. Mas a verdade é que tivemos muitos problemas. Vários atletas passaram por cirurgia, trouxemos estrangeiros que não deram certo. Outros chegaram com o campeonato em andamento. No basquete, é preciso ter entrosamento”, disse Hélio.

O treinador nega que sua saída de Franca signifique sua aposentadoria do basquete. Aos 71 anos, Hélio Rubens diz estar aberto a propostas de outras equipes e pretende dar sequência a outras atividades fora das quadras.

“Tenho várias atividades. Além de trabalhar como técnico, dou clínicas, palestras, trabalhei como coordenador do Vasco. Com essas várias opções, vou avaliar o que é melhor para o futuro. Mas com certeza não deixarei de trabalhar”, afirmou  o treinador.