'Velhinhos' dos Spurs desafiam nova geração de astros do Thunder por final da NBA
O San Antonio Spurs dividiu com o Los Angeles Lakers no final da década de 90 e início dos anos 2000 a hegemonia do Oeste da NBA. Foram seis aparições nas finais de conferência, com quatro títulos conquistados pelos texanos. Em todos eles, estava presente o pivô Tim Duncan. Nos últimos três anéis, ele esteve acompanhado por Manu Ginobili e Tony Parker. Os três veteranos, maiores estrelas do time atual dos Spurs, tem o desafio a partir deste domingo de passarem pelo Oklahoma City Thunder, a sensação da Liga desde 2011, com sua nova geração de astros.
NÚMEROS DOS FINALISTAS
4
títulos da NBA
(1999, 2003, 2005 e 2007) - San Antonio Spurs
1
título da NBA
(1979) - Oklahoma City Thunder, ainda como Seattle Super Sonics
Tony Parker, 30 anos, Boris Diaw, também 30, Tim Duncan, 36, o sexto homem Ginobili, 35, além do ala-armador Steven Jackson, 34, e do pivô Matt Bonner, 32, são os ‘velhinhos’ que elevam a média de idade dos Spurs para 27,6 anos. Se três trintões compõem o quinteto inicial do time texano, nenhum dos titulares do Thunder, e mais o reserva de destaque James Harden, ultrapassa a marca dos 28 anos.
Kevin Durant e Russell Westbrook, ambos de 23 anos, comandam a brilhante campanha do Oklahoma City, 2º na fase de classificação, com médias de 26,7 e 24,1 PPJ (pontos por jogo) nos playoffs. Um ano mais novo, o armador Harden não fica atrás, com 17 PPJ. Os resultados da equipe na pós-temporada, aliás, impressionam. Na primeira fase, varrida de 4 a 0 contra o atual campeão Dallas Mavericks, vingando o revés da final do Oeste no ano passado. Já contra o poderoso Lakers na semifinal, vitória tranquila por 4 a 1.
O San Antonio, porém, não fica atrás e mostra sua força. Melhor equipe da temporada regular, ao lado do já eliminado Chicago Bulls, os Spurs estão invictos nos playoffs, com vitórias de 4 a 0 sobre Utah Jazz e Los Angeles Clippers. Parker, Duncan e Ginobili são os cestinhas do time nesses oito jogos, com médias de 19,1, 17,6 e 11,3 PPJ, respectivamente.
As duas equipes, entretanto, combinam experiência com juventude, suas grandes armas para alcançarem a decisão. No lado dos Spurs, os jovens Danny Green (24) e Kawhi Leonard (20) dão a mescla perfeita ao quinteto inicial para ajudarem os veteranos do time. O brasileiro Tiago Splitter também tem colaborado nos playoffs, ostentando marcas de 7,6 PPJ e 3,6 RPJ (rebotes por jogo).
Já as jovens estrelas do Thunder tem o respaldo de alguns nomes de peso. O armador pentacampeão com os Lakers, Derek Fisher, 37, tem a função de acalmar os ânimos da ‘garotada’ nos momentos de tensão, além de dar algum tempo de descanso para Westbrook. Perkins, Sefolosha e Daequan Cook são outros pontos de equilíbrio que deixa a franquia de Oklahoma com média de idade de 26,4 anos.
A disputa pela vaga na final da NBA do lado Oeste começa neste domingo em San Antonio, a partir das 21h30 (horário de Brasília), com transmissão do canal Space. Os Spurs fazem os dois primeiros confrontos com o Thunder em casa e, se necessário, realizam a partida decisiva também diante de sua torcida, no dia 8 de junho.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.