Topo

Spurs superam 'jogo sujo' contra Splitter e batem recorde nos playoffs

Tony Parker comandou a vitória do San Antonio Spurs sobre o Oklahoma City Thunder - EFE/John G. Mabanglo
Tony Parker comandou a vitória do San Antonio Spurs sobre o Oklahoma City Thunder Imagem: EFE/John G. Mabanglo

Do UOL, em São Paulo

30/05/2012 07h11

O San Antonio Spurs segue invicto nos playoffs desta temporada da NBA. Mesmo diante de um ‘jogo sujo’ do rival contra o brasileiro Tiago Splitter, o time do Texas impôs sua superioridade ao Oklahoma City Thunder, venceu em casa por 120 a 111 e abriu 2 a 0 na série melhor de sete jogos pela final da Conferência Oeste.

O domínio dos Spurs durante todo o confronto fez com que, no terceiro quarto, o técnico do Thunder solicitasse a seus atletas que fizessem faltas intencionais sobre Splitter, conhecido por seu baixo aproveitamento do pivô nos lances livres. O brasileiro efetuou 10 cobranças e acertou apenas cinco. Ao todo, marcou oito pontos na partida.

A tática, porém, não foi suficiente para impedir que os Spurs liderassem o placar com mais uma grande atuação de suas estrelas. Tony Parker marcou 34 pontos e acertou 16 dos 21 arremessos de quadra que arriscou. Manu Ginobili saiu do banco de reservas e marcou 20 pontos em 25 minutos. Tim Duncan colaborou com 11 pontos e 12 rebotes.

NÚMEROS DA PARTIDA

  • 5

    faltas seguidas

    cometeu o Thunder em Splitter, para levar o pivô à linha de lances livres

  • 88

    dos 111 pontos

    do Thunder foram feitos pelo trio Durant/Harden/Westbrook

  • 16

    arremessos certos

    em 21 tentativas obteve o francês Tony Parker, que marcou 34 pontos

    “Essa foi uma noite daquelas. Senti um bom ritmo desde cedo. Tentei fazer meus chutes de fora [do garrafão] e ser agressivo. No primeiro jogo, fui um pouco precipitado. Nesta noite, acertei meu ritmo, especialmente nos pick-and-rolls”, disse Parker.

    Os jovens astros do Thunder bem que tentaram equilibrar as ações através de seu grande volume ofensivo. Kevin Durant foi o cestinha da equipe com 31 pontos, seguido por Russell Westbrook com 27 e James Harden com 30.

    Esta foi a 20ª vitória consecutiva dos Spurs, que bateram o recorde de triunfos seguidos contando jogos da fase regular e dos playoffs. Até então a melhor marca pertencia ao Los Angeles Lakers, que venceu 19 vezes na temporada 2000-01. Na ocasião, a franquia da Califórnia ficou com o título, o que aumenta a confiança dos texanos.

    O Thunder conta com seu bom desempenho em Oklahoma City, onde serão realizados seus próximos dois jogos, para reverter a série. Como mandante, a equipe venceu os cinco confrontos que disputou nestes playoffs. Por outro lado, apenas 14 times em toda a história conseguiram reverter uma desvantagem de 2-0 em séries melhor de sete partidas.