Topo

Em Boston, LeBron James luta contra rótulo de amarelão para manter Heat vivo na NBA

LeBron James é a esperança de vitória do Miami Heat contra o Boston Celtics - CJ Gunther/EFE
LeBron James é a esperança de vitória do Miami Heat contra o Boston Celtics Imagem: CJ Gunther/EFE

Do UOL, em São Paulo

07/06/2012 06h00

As atuações de LeBron James na final da Conferência Leste têm dado força à voz de seus críticos, que dizem que o astro do Miami Heat não consegue render sob pressão nos segundos finais das partidas. Nesta quinta-feira, às 21h30 (de Brasília), o ala terá de lutar contra o rótulo em Boston, contra os Celtics, que vencem a série por 3 a 2 e estão a um triunfo da decisão da NBA.

As críticas sobre LeBron voltaram à tona no jogo 2 da série contra os Celtics. O astro teve a oportunidade de dar a vitória a seu time com o último arremesso do tempo regulamentar, mas errou. O embate foi para a prorrogação.

No entanto, como seu time ficou com a vitória na partida, a pressão sobre o ala por conta do lance acabou minimizada.

No entanto, no Jogo 4 da final do Leste, o jogador voltou a pecar nos segundos finais, em jogo que acabou com vitória dos Celtics. Novamente LeBron teve a bola nas mãos no fim do tempo regulamentar, mas resolveu passar para Udonis Haslem, que errou seu tiro. Para completar, o ala ainda foi expulso no tempo extra após cometer sua sexta falta.

Curiosamente, o camisa 6 do Heat lutará contra este rótulo justamente contra os Celtics, equipe que já foi marcante de maneira negativa em sua carreira.

Nos playoffs de 2010, o Cleveland Cavaliers, então equipe de LeBron, perdeu para o time de Boston por 4 a 2 na final da Conferência Leste - mesma fase da partida desta quinta.

A atuação do ala no jogo seis daquela série foi uma das mais criticadas de sua carreira (leia mais abaixo). A partida acabou sendo a última de LeBron com os Cavs, já que, na intertemporada seguinte, o jogador foi contratado pelo Heat.

“Sei o quanto esse time me causou dor ao longo dos últimos anos. Então, acho que é correto voltar para lá em um jogo decisivo. Para manter nossa temporada viva, temos de vencê-los no ginásio deles”, afirmou o MVP desta temporada.

Confira momentos da carreira de LeBron James que o fizeram receber o rótulo de amarelão:

DERROTA EM SUA PRIMEIRA PARTICIPAÇÃO NA FINAL

  • Lisa Blumenfeld/Getty Images

    Na temporada 2006/2007, LeBron James foi o protagonista do Cleveland Cavaliers que venceu a Conferência Leste e chegou à final da NBA. Nos playoffs daquele campeonato, o astro apresentou médias de 25 pontos, oito assistências e oito rebotes por exibição. No entanto, na decisão, o time, que já contava com o brasileiro Anderson Varejão, não foi páreo para o San Antonio Spurs, que venceu por 4 a 0.

DONO DO CLEVELAND CAVALIERS ENGROSSA LISTA DE CRÍTICOS

  • Elsa/Getty Images

    Nos playoffs de 2010, LeBron James ainda nos Cavs, foi muito criticado por sua atuação no último jogo da final do Leste, vencida pelos Celtics por 4 a 2. Na série, o ala cometeu 19 turnovers nos três últimos jogos, todos derrotas – nove no fatídico jogo seis, que viria a ser seu último na franquia de Ohio. “Ele já havia nos abandonado antes”, disse Dan Gilbert, dono da franquia de Cleveland, quando o astro foi anunciado como reforço do Heat.

LANCE CRITICADO SE REPETIU NA TEMPORADA REGULAR

  • Mike Ehrmann/AFP

    No jogo quatro da série contra os Celtics, LeBron James foi criticado por tocar a bola para o menos badalado Udonis Haslem arremessar a última bola da partida. A estratégia já havia sido usada – sem sucesso – em um duelo da temporada regular. Em jogo contra o Utah Jazz, no dia 2 de maio, o time da Flórida perdeu por 99 a 98 depois que o astro recebeu a bola nos segundos finais, mas preferiu passar a bola para o companheiro.