Topo

Heat elimina os Celtics, avança à final e 'trio de ouro' tem nova chance de 1º título

LeBron James dá linda enterrada na vitória do Miami Heat sobre o Boston Celtics - J. Meric/Getty Images/AFP
LeBron James dá linda enterrada na vitória do Miami Heat sobre o Boston Celtics Imagem: J. Meric/Getty Images/AFP

Do UOL, em São Paulo

10/06/2012 00h15

Em mais um jogo espetacular da final da Conferência Leste, o Miami Heat superou o Boston Celtics por 101 a 88, atuando diante de sua torcida na Flórida, neste sábado, e fechou a série em 4 a 3. Assim, a equipe do ‘trio de ouro’ formado por LeBron James, Dwyane Wade e Chris Bosh tem nova chance de conquistar o primeiro título com os super-astros no elenco. A franquia já tem um título da NBA, quando em 2006 Wade liderou o time na final contra o Dallas Mavericks.

VEJA NÚMEROS DOS TRIOS DAS EQUIPES

MIAMI HEAT BOSTON CELTICS
 
LeBron - 31 pontos e 12 rebotes Rondo - 22 pontos, 14 assistências e 10 rebotes
X
Wade - 23 pontos, 6 rebotes e 6 assistências Paul Pierce - 19 pontos
 
Bosh - 19 pontos e 7 rebotes Garnett - 14 pontos e 7 rebotes

Após o triunfo no lado Leste, o Heat luta pelo anel da NBA contra o embalado Oklahoma City Thunder, de Kevin Durant e Russell Westbrook, que superou o experiente San Antonio Spurs na final do Oeste.

O Thunder terá a vantagem de decidir em casa, e abre a série final contra o Heat também diante de sua torcida, na próxima terça-feira. Se a chegar ao sétimo jogo, o derradeiro duelo ocorre na terça dia 26 de junho.

A vitória no AmericanAirlines Arena veio com uma virada sensacional no segundo tempo, após o Heat sair para o intervalo perdendo por 53 a 46. Os astros, especialmente LeBron James, não se esconderam e lideraram a equipe de Miami, que já no terceiro quarto conseguiu igualar o placar.

Foi então no período final que o Miami se impôs contra o experiente time dos Celtics e abriu vantagem confortável, com lances decisivos do trio James-Wade-Bosh, que juntos marcaram 73 pontos pelo Heat.

LeBron James foi o cestinha do Heat e do jogo, com 31 pontos, além de conferir um duplo-duplo com mais 12 rebotes apanhados. O armador Rajon Rondo fez mais uma partida espetacular pelos Celtics e terminou com um triplo-duplo de 20 pontos, 14 rebotes e dez assistências, porém, insuficientes para classificarem a franquia de Boston para a decisão.

Em 2011, o Miami Heat alcançou a decisão da NBA, mas acabou derrotado pelo Dallas Mavericks, de Dirk Nowitzki. Enquanto o time da Flórida buscará seu segundo título de campeão da NBA, o Oklahoma City Thunder tenta seu primeiro troféu desde que mudou de cidade (a equipe possui um título quando ainda era o Seattle SuperSonics, em 1979).