Topo

Melhor reserva do ano, James Harden decepciona nas finais pelo Thunder

Médias de pontos do "barbudo" caíram nas finais, especialmente no fim dos jogos - Getty Images
Médias de pontos do "barbudo" caíram nas finais, especialmente no fim dos jogos Imagem: Getty Images

Do UOl, em São Paulo

18/06/2012 10h00

No início de maio, James Harden foi escolhido como o melhor reserva da NBA. O ala do Oklahoma City Thnder, entretanto, ainda não mostrou nas finais o talento que lhe valeu o título de melhor sexto homem da liga e, para piorar, viu sua média de pontos cair nos primeiros três jogos da série final contra o Miami Heat. Especialmente nos momentos decisivos.

Ao longo da temporada, o "barbudo" acumulou uma média de aproximadamente 17 pontos por partida. Nos três jogos da série final contra o Miami Heat, Harden acumula apenas 11,6. Na derrota do último domingo, por exemplo, foram nove em pouco mais de 34 minutos em quadra.

Em desvantagem na série e com o Thunder precisando de algum jogador para pontuar ao lado das estrelas Kevin Durant e Russel Westbrook, a queda no rendimento do jogador é preocupante, uma vez que James Harden tem sido o terceiro cestinha do time ao longo da temporada.

É claro que durante os playoffs é natural que alguns atletas tenham mais dificuldades para anotar pontos. Ainda assim, o ala do Thunder foi um dos destaques do time na eliminação diante do San Antonio Spurs, com 18,5 pontos por partida.

Mesmo o melhor jogo de Harden nas finais não foi exatamente o mais equilibrado. O reserva marcou 21 pontos na derrota para o Heat no segundo jogo, mas apenas quatro deles vieram no segundo tempo. Ao todo, o ala do Thunder anotou apenas nove pontos no segundo tempo dos três primeiros jogos das finais.