Topo

LeBron defende saída traumática dos Cavs e celebra 'dia mais feliz' de sua vida

LeBron defendeu sua transferência para o Heat, onde atuou ao lado de Wade e Bosh - Andrew Innerarity/Reuters
LeBron defendeu sua transferência para o Heat, onde atuou ao lado de Wade e Bosh Imagem: Andrew Innerarity/Reuters

Do UOL, em São Paulo

22/06/2012 09h35

LeBron James admitiu ter tirado um ‘peso das costas’ ao conquistar seu primeiro título da NBA. Um dos principais astros da liga, o ala do Miami Heat mostrou-se emocionado com a conquista do tão sonhado anel de campeão após sofrer com as críticas por ter trocado o Cleveland Cavaliers pelo time da Flórida para atuar ao lado de Dwyane Wade e Chris Bosh.

"Só posso dizer que esse é o dia mais feliz da minha vida, é um sonho que se torna realidade. O que alcancei nesta noite significa tudo para mim, é ver cumprido um sonho e ainda comprovar que havia uma razão superior quando tomei a difícil decisão de deixar os Cavaliers, porque chegava a uma organização que me dava a chance de ser campeão”, disse LeBron. “Foram dois anos muito difíceis, mas valeu a pena o esforço”.

LEBRON SUPERA FAMA DE AMARELÃO, DÁ SHOW E É CAMPEÃO COM O MIAMI HEAT

  • Ronald Martinez/Getty Images/AFP

    Diante do jogo mais importante de sua carreira, LeBron James brilhou como principal jogador em quadra, anotando um triplo duplo e, finalmente, vencendo seu primeiro anel na carreira. O astro do Miami Heat fez a função de garçom, reboteiro e cestinha na vitória sobre o Oklahoma City Thunder por 121 a 106. A vitória no quinto jogo nesta quinta-feira encerrou a série final da NBA em 4 a 1.

A polêmica saída dos Cavaliers foi citada em vários momentos por LeBron durante a entrevista coletiva após o título do Heat. O astro admitiu que sofreu muito com as críticas que recebeu nos últimos dois anos e afirmou que talvez tenha errado sobre ter anunciado sua saída da franquia através de um programa de televisão.

“Tomei uma decisão difícil de deixar Cleveland, mas entendia qual era o meu futuro. Sabia que tinha um futuro brilhante. Talvez alguma coisa em minha decisão de deixar Cleveland não tenha sido a melhor, mas me doeu muito quando me chamaram de egoísta, algo que jamais fui. Sempre penso nos outros e na equipe acima de tudo”, comentou LeBron.

O ala citou a derrota na final de 2011 para o Dallas Mavericks como fundamental para seu amadurecimento. Segundo LeBron, o resultado o tornou mais humilde e fez com que soubesse suportar melhor os críticos que o acusavam de ‘amarelar’ nos momentos decisivos.

“Mostrei certa imaturidade nas finais do ano passado e não respondi nos momentos decisivos. Mas a experiência me recolocou em meu lugar. O melhor que poderia ter acontecido para mim no ano passado foi ter perdido as finais. Jogando da maneira como eu estava, foi a melhor coisa para a minha carreira, pois basicamente me trouxe de volta ao básico, me senti humilhado”, afirmou o astro.

“Reconheço que isto é algo único, ainda mais após todo o mal que passei no ano anterior, quando joguei com muito ódio. Esta temporada joguei com paixão, humildade e amor ao esporte”, completou o ala.