Topo

Deron Williams renova com Nets e espera por 'superman' Howard

Deron Williams, na ocaisão ainda em New Jersey, continuará com os Nets em Brooklyn - EFE/Bob Pearson
Deron Williams, na ocaisão ainda em New Jersey, continuará com os Nets em Brooklyn Imagem: EFE/Bob Pearson

Do UOL, em São Paulo

11/07/2012 13h35

O armador Deron Williams confirmou a renovação do seu contrato com o Brooklyn Nets, ex-New Jersey Nets, e deverá continuar na equipe que defendeu na última temporada. O atleta assinou contrato pelos próximos cinco anos e receberá 98 milhões de dólares pelo acordo, e espera agora o acerto do amigo Dwight Howard com a equipe.

Após o locaute da NBA na última temporada, Williams decidiu ir atuar na Turquia. Com o retorno das atividades, ele voltou aos Estados Unidos e continuou o seu contrato com o New Jersey Nets até o final da temporada. A venda da franquia de New Jersey para Brooklyn, no entanto, fez com que se especulasse que D-Will não permaneceria no time, mais novo rico da liga norte-americana – o que não aconteceu, com a confirmação de renovação desta quarta-feira.

De acordo com a emissora de TV norte-americana ESPN, uma das razões que fizeram Williams prosseguir nos Nets é o potencial de reforços da equipe. O armador Joe Johnson, principal estrela do Atlanta Hawks, também apalavrou sua transferência. O ala-pivô Gerald Wallace, do Portland Trail Blazers, é outro a ter formalizado um acordo verbal. Outros grandes nomes em fim de contrato em suas equipes, como Jason Kidd (que assinou com o New York Knicks) e Steve Nash (este confirmado no Los Angeles Lakers), chegaram a ser especulados.

O motivo maior, no entanto, é a especulada contratação do pivô Dwight Howard, do Orlando Magic. Fontes indicam que Williams chegou a conversar com Howard para que os dois se juntassem na “nova” equipe da liga. O Orlando Magic, no entanto, faz jogo duro e, além de ter propostas de Houston Rockets e Los Angeles Lakers pelo atleta, não quer se desfazer de sua principal estrela.

Howard, que aparentemente tem como última opção permanecer no Magic, pode ser envolvido em uma transação de até três equipes, com Rockets e Lakers. O time de Kobe Bryant contrataria o “superman” e cederia seu atual pivô, Andrew Bynum, para a equipe de Houston. O time de Orlando, por sua vez, ficaria com escolhas futuras no draft da NBA. O próprio Houston pretende fazer uma proposta financeira para ter Howard - fator que desagradou o novo gerente da equipe, Rob Hennigam, que afirmou preferir trocas que envolvam jogadores jovens e futuras escolhas do draft.

O fator, então, pode colocar o Brooklyn Nets na frente na negociação. O time, no entanto, projeta uma complicada transação envolvendo pelo menos quatro equipes. Principal parte no possível acordo, o time de Deron Williams levaria Howard, Jason Richardson, Chris Duhon e Earl Clark de Orlando.

O Magic, por sua vez, receberia dos Nets os jogadores Brook Lopez, Luke Walton, Damion Jones, Shelden Williams, Armon Johnson, e mais três escolhas de primeira rodada do draft – opções estas que envolveriam o Los Angeles Clippers e o Cleveland Cavaliers, que não demonstraram interesse na complicada negociação pelo lesionado pivô. Charlotte Bobcats e Golden State Warriors também apareceram como prováveis envolvidos no negócio, de acordo com a imprensa norte-americana.