Topo

Ex-jogador admite, 12 anos depois, ter lesionado Kobe Bryant de propósito na final da NBA

Kobe Bryant desfalcou o LA Lakers por um jogo na final da NBA, em 2000, após lesão - AFP PHOTO/Vince BUCCI
Kobe Bryant desfalcou o LA Lakers por um jogo na final da NBA, em 2000, após lesão Imagem: AFP PHOTO/Vince BUCCI

Do UOL, em São Paulo

19/09/2012 08h30

Jalen Rose, ex-jogador e atual comentarista de basquete, deu uma declaração polêmica nesta terça-feira. Em um programa de TV nos Estados Unidos, o ex-ala do Indiana Pacers admitiu que causou uma lesão em Kobe Bryant, astro do Los Angeles Lakers, intencionalmente na segunda partida da final da NBA, em 2000.

O time da Califórnia liderava a série por 1 a 0 e Bryant sofreu uma torção no tornozelo ainda no primeiro quarto do segundo jogo. Ele deixou a quadra e viu sua equipe abrir 2 a 0 na série melhor de sete, mas não pôde jogar a partida seguinte, dois dias depois, em que o Indiana venceu seu primeiro jogo. 

“Kobe recebeu (a bola) e preparou o arremesso. Eu fui tentar bloqueá-lo e quando ele aterrissou, caiu bem no meu pé. Ele segurou o tornozelo fortemente e não voltou a jogar”, lembra Rose.

Perguntado se havia deixado o pé embaixo do jogador dos Lakers de propósito, Rose não hesitou. “Acho que sim, que fiz de propósito”, disse. “O que posso dizer é que não foi um acidente”.

Apesar de ter perdido uma partida, Bryant voltou à quadra no quarto jogo e ajudou a equipe a abrir 3 a 1 na série – que acabaria 4 a 2 –, e conquistou seu primeiro título na NBA.