Topo

NBA prepara conjunto de medidas para punir atletas que simulam faltas

Comissário David Stern quer punir atletas que tentam enganar a arbitragem - Neilson Barnard/Getty Images/AFP
Comissário David Stern quer punir atletas que tentam enganar a arbitragem Imagem: Neilson Barnard/Getty Images/AFP

Do UOL, em São Paulo

28/09/2012 11h50

A preocupação com a simulação de faltas não é uma exclusividade do futebol. A NBA anunciou na última quinta-feira que está finalizando um conjunto de procedimentos para lidar com atletas que tentam induzir a arbitragem a assinalar infrações inexistentes.

De acordo com o porta-voz da liga, Tim Frank, um comitê da entidade se reuniu duas semanas atrás e discutiu medidas a serem tomadas a partir desta temporada. O encontro partiu de preocupações do comissário David Stern, que acredita que muitos atletas da NBA merecem ser penalizados por tentarem enganar os juízes.

Os procedimentos devem envolver a revisão de jogadas por parte os executivos da liga após as partidas. Caso seja constatada a simulação, o jogador em questão seria multado pela NBA. Atualmente a entidade já adota este tipo de medida para avaliar faltas flagrantes.

O quadro de 62 árbitros da NBA passarão por um período de pré-temporada sob a liderança do ex-jogador e executivo da liga Mike Bantom, que substituiu Ron Johnson como vice-presidente de operações de arbitragem no começo deste mês.