Topo

Nets inauguram nova quadra no Brooklyn e viram sucesso comercial com a arte de Jay-Z

Barclays Center, o novo ginásio do Brooklyn Nets, foi inaugurado nesta sexta-feira - Jeff Gamble/Brooklyn Nets
Barclays Center, o novo ginásio do Brooklyn Nets, foi inaugurado nesta sexta-feira Imagem: Jeff Gamble/Brooklyn Nets

Do UOL, em São Paulo

29/09/2012 06h02

O Brooklyn Nets estão roubando os holofotes nos meses que antecedem a NBA. A equipe que trocou a sede de New Jersey para o simbólico bairro de Nova York inaugurou nesta sexta-feira sua nova arena, a Barclays Center, e virou sucesso comercial com a nova arte do rapper Jay-Z.

O músico é um dos sócios do time e se apresentou na inauguração do estádio com casa cheia e despertou grande curiosidade das pessoas que voltam a ter um time de basquete no bairro pela primeira vez em mais de meio século.

Criado no Brooklyn, Jay Z tem feito sucesso à frente dos Nets. Foi ele quem criou a nova logo que está conquistado o público. Prova disso é que a equipe virou uma das líderes de venda no site oficial da NBA, de acordo com o jornal New York Times.

A mudança dos Nets é significante. A antiga logomarca com ‘estilo tridimensional’ deu lugar ao formato em preto e branco, com predominância do preto, cor preferida de Jay-Z. O 'B' no centro representa o bairro do Brooklyn em uma tentativa de resgatar e valorizar a cultura do local.

Além de Jay-Z que é sócio minoritário, o time tem como sócio majoritário Mikhail Prokhorov que tem uma fortuna estimada em 13 bilhões de dólares e já foi dono do CSKA, time de basquete da Rússia.

Na próxima temporada, os Nets terão a segunda maior folha salarial da NBA - US$ 85,4 milhões - ficarão só atrás dos Lakers (US$ 100,1 milhões).

O plano da diretoria era contratar Dwight Howard para a próxima temporada, mas não teve sucesso, já que se transferiu foi para o Los Angeles Lakers. Dessa forma, trouxeram outro astro, Joe Johnson, ex-Atlanta Hawks, e ainda seguraram suas estrelas para a próxima temporada como Deron Williams, Brook Lopez, Kris Humphires e Gerald Wallace.

Apesar dos altos investimentos, os resultados na última temporada não foram bons. Os Nets venceram apenas 22 dos 66 jogos que fizeram e ficaram na 12ª colocação na Conferência Leste (se classificam para os playoffs os oito primeiros de cada conferência). A expectativa é que 2012/2013 seja bem melhor. O apoio do público está garantido.