Topo

Kirilenko orienta novato russo com conselho inusitado sobre os EUA: "Não suborne a polícia"

De volta à NBA, Andrei Kirilenko tem atuado como tutor de Shved nos Timberwolves - AP Photo/Nam Y. Huh
De volta à NBA, Andrei Kirilenko tem atuado como tutor de Shved nos Timberwolves Imagem: AP Photo/Nam Y. Huh

Do UOL, em São Paulo

25/10/2012 14h45

Novo reforço do Minnesota Timberwolves, o ala Andrei Kirilenko tem funcionado como tutor do colega russo Alexey Shved, recém-chegado à NBA. Ainda se adaptando à vida nos Estados Unidos, o jovem jogador de 23 anos ganhou um inusitado conselho do veterano astro europeu sobre a cultura do país: nada de tentar subornar a polícia norte-americana se fizer algo de errado.

LAKERS EM JEJUM NA PRÉ-TEMPORADA

  • O esquadrão montado pelo Los Angeles Lakers para a próxima temporada da NBA ainda não engrenou. Com problemas de entrosamento, o time da Califórnia tem sido atrapalhado por uma lesão do astro Kobe Bryant e ainda não venceu durante o período preparatório com 7 derrotas consecutivas – o pior desempenho da história da franquia desde que as estatísticas passaram a ser computadas.

“Na Rússia, se a polícia te para, pode lhes dar US$ 5, pedir desculpas e seguir. Aqui não pode fazer isso. Aqui, nas pequenas coisas, é diferente”, contou Kirilenko, em entrevista ao site Tubasket. “Ele tem perguntas demais, para algumas não tenho respostas. Às vezes digo ‘vamos Alexey, tudo ficará bem”.

Criado nas categorias de base do CSKA Moscou, Shved jogou ao lado de Kirilenko pelo clube russo na temporada passada e agora terá a companhia do compatriota nos Timberwolves. O ala-armador mostrou-se empolgado com a possibilidade de jogar nos Estados Unidos e ressaltou as diferenças dentro e fora de quadra para a Rússia.

“É um país completamente diferente. Gosto muito dos Estados Unidos, de sua gente. Aqui jogamos um pouco mais rápido que na Europa. Lá, se abre espaço, você arremessa e erra, o técnico te tira [do jogo]. Aqui pode errar. Isso é muito importante para um jogador”, afirmou Shved.