Topo

Jogador bipolar da NBA faz desabafo emotivo após ser suspenso pelo Dallas por 'má influência'

Delonte West (esq.) deve ser dispensado pelos Mavs após ser suspenso pela 2ª vez - Harry How/Getty Images/AFP
Delonte West (esq.) deve ser dispensado pelos Mavs após ser suspenso pela 2ª vez Imagem: Harry How/Getty Images/AFP

Do UOL, em São Paulo

26/10/2012 11h25

Diagnosticado com distúrbio bipolar, o armador Delonte West fez um desabafo emocionado pelo Twitter diante de sua iminente demissão do Dallas Mavericks. Suspenso pela franquia pela segunda vez em menos de duas semanas, o jogador disse estar sendo injustiçado pela equipe e lamentou a possibilidade de ser dispensado nos próximos dias.

“Amo a cidade de Dallas... amo jogar na NBA... não, não deixei de tomar meus remédios... não, não estou em uma viagem bipolar... está é a vida real das pessoas”, escreveu o armador em sua conta no microblog. “Se não sou o que você está procurando, tudo bem. Apenas não chute meu traseiro para fora da porta. Não fiz nada para merecer isso”.

“Basta perguntar e falar comigo, sou um homem crescido. Isto não está acima da lógica ou da razão. Vou deixar por isso mesmo... não tenho má vontade com ninguém... Estou aqui sentado em frente ao ginásio, com lágrimas nos olhos”, completou West.

Os Mavericks suspenderam West na última quinta-feira, alegando conduta prejudicial à equipe. De acordo com o site ESPN, dirigentes da franquia veem o jogador como uma má influência aos atletas mais jovens e teria sido o pivô de uma discussão ocorrida após a derrota para o Oklahoma City Thunder pela pré-temporada.

“Houve uma discussão entre dois companheiros de equipe no vestiário na última noite, na qual não me envolvi. De alguma maneira estou sendo culpado por isso. Não tive nada a ver com isso. Não sei o que vai acontecer”, afirmou West à imprensa norte-americana.

A expectativa é que West seja dispensado pelos Mavericks nos próximos dias. O agente do jogador discute com a franquia o encerramento de contrato em comum acordo entre ambas as partes, para que o armador possa assinar com qualquer outro time da NBA ainda nesta temporada.

West já havia sido suspenso pelos Mavs na semana passada, após uma discussão no vestiário. O atleta, porém, foi reintegrado ao elenco 24 horas depois, a pedido do técnico Rick Carlisle e o presidente de operações de basquete Donnie Nelson.

Com 29 anos, West ficou marcado por polêmicas dentro e fora de quadra. Em 2009, foi preso por posse ilegal de arma e acabou sentenciado a ser monitorado por vigilância eletrônica, além de serviço comunitário. No ano seguinte, envolveu-se na especulação de que estaria tendo um caso com a mãe de seu então companheiro de equipe LeBron James, Gloria. O armador procurou auxílio psicológico em 2012, quando descobriu sofrer de distúrbio bipolar.