Topo

NBA tem 1ª semana de recorde de Varejão, boa estreia de Leandrinho e Splitter sem chances

Varejão é o grande nome entre os brasileiros; Leandrinho e Splitter perdem espaço - Arte UOL com fotos de Mike Ehrmann/Getty Images/AFP, REUTERS/Jessica Rinaldi e EFE/Larry W. Smith
Varejão é o grande nome entre os brasileiros; Leandrinho e Splitter perdem espaço Imagem: Arte UOL com fotos de Mike Ehrmann/Getty Images/AFP, REUTERS/Jessica Rinaldi e EFE/Larry W. Smith

Do UOL, em São Paulo

07/11/2012 05h59

A temporada 2012-2013 da NBA começou na última terça-feira com presença recorde de brasileiros, seis. Porém, passada uma semana de disputa, apenas metade estreou na Liga. O ala-pivô Anderson Varejão é o grande destaque até aqui, com quebra de recorde pessoal e atuações destacadas nestas quatro partidas iniciais. Leandrinho também foi bem em seu primeiro jogo pelo Boston Celtics, mas perdeu espaço nos confrontos seguintes, o mesmo acontecendo com Tiago Splitter.

Além do trio titular da seleção brasileira, Nenê (Washington Wizards), e os novatos Fab Melo (Boston Celtics) e Scott Machado (Houston Rockets) também figuram na NBA, porém, ainda não estrearam por suas equipes na temporada.

OS NÚMEROS DOS BRASILEIROS NA TEMPORADA 2012-2013 DA NBA

34.8 MPJ15 RPJ14 PPJ
10.3 MPJ7 PPJ1 APJ
11.3 MPJ4.8 PPJ3.8 RPJ

Os jogos de estreia foram os melhores para os brasileiros. Anderson Varejão teve uma atuação de gala e foi um dos principais nomes da vitória do Cleveland Cavaliers sobre o Washington Wizards, com incríveis 23 rebotes – seu recorde pessoal na NBA - além de nove pontos, nove assistências e dois tocos. “Me senti como, ‘Uau, eu gostaria de ter um pouco mais de tempo”, disse um sorridente Varejão. Leandrinho saiu do banco em seu 1º jogo pelos Celtics para conferir 16 pontos em 16 minutos de quadra, o que não evitou a derrota da equipe para o atual campeão Miami Heat.

A boa presença do brasileiro rendeu elogios dos jornais de Boston, além do técnico da equipe, Doc Rivers. “Nós voltamos para o jogo na reta final porque Leandrinho estava em quadra. Se você entrar em uma disputa de arremessos e ele estiver em quadra, você vai se dar bem. É assim que ele joga, que está acostumado a jogar”, disse sobre sua estreia.

Para completar as boas atuações, o pivô Splitter não foi decisivo na vitória do San Antonio Spurs sobre os Hornets, mas obteve seus melhores números na temporada, com sete pontos e seis rebotes nos 16 minutos em que atuou. O brasileiro, no entanto, não teve muito espaço nos jogos seguintes e passou a maior parte do tempo no banco, caso semelhante ao de Leandrinho nos Celtics.

Varejão, entretanto, continuou a se destacar. Na derrota para os Bulls foram mais 12 pontos e cinco rebotes, seguidos de dois duplo-duplos: 20 pontos e 17 rebotes contra os Bucks e 15 pontos e 15 rebotes na surpreendente vitória sobre o Los Angeles Clippers. O brasileiro foi quem mais apanhou rebotes na temporada, 60, e tem a 2ª melhor média no quesito, 15 por partida.

Se Varejão vem sendo um dos principais jogadores dos Cavs, Leandrinho, melhor sexto homem na temporada de 2006-07, já viu que não terá vida fácil para conseguir alguns minutos em quadra, já que conta ainda com a concorrência de outro reserva que atua em sua mesma posição de ala-armador, Jason Terry. Nos dois jogos seguintes ao de sua estreia na franquia de Boston, Barbosa atuou por apenas 15 minutos, um a menos do que na 1ª partida, e conseguiu anotar apenas cinco pontos.

THUNDER ATROPELA OS RAPTORS; BULLS VENCEM COM GINÁSIO 'VAZIO'

Atual vice-campeão da NBA, o Oklahoma City não teve dificuldade para derrotar nesta terça-feira o Toronto Raptors por 108 a 88 e chegou a seu segundo triunfo em quatro jogos. O armador Russell Westbrook comandou a vitória com 19 pontos e oito assistências, seguido Serge Ibaka com 17 pontos.

As eleições americanas prejudicaram o público da vitória do Chicago Bulls, que ignorou as cadeiras vazias em seu ginásio e venceu o Orlando Magic por 99 a 93. Luol Deng, com 23 pontos, e Joakim Noah, com 20, foram os destaques. Já no duelo entre equipes que ainda não haviam ganhado, o Denver Nuggets bateu o Detroit Pistons por 109 a 97.