Topo

Lakers acertam com técnico Mike D'Antoni e vencem em 'noite da bandana' na NBA

Howard foi o destaque da vitória dos Lakers, que acertaram com técnico Mike D"Antoni - AP Photo
Howard foi o destaque da vitória dos Lakers, que acertaram com técnico Mike D'Antoni Imagem: AP Photo

Do UOL, em São Paulo

12/11/2012 08h00

A noite deste domingo foi de muita agitação para o Los Angeles Lakers. Atuando em seu ginásio, a franquia deu sequência à sua recuperação na fase regular ao vencer o Sacramento Kings por 103 a 90. Horas depois, a franquia acertou a contratação do técnico Mike D’Antoni, que chega para substituir o demitido Mike Brown.

MIKE D'ANTONI ASSUME OS LAKERS

  • Com passagens por Suns e Knicks, Mike D'Antoni foi contratado pelos Lakers para comandar a equipe

A contratação de Mike D’Antoni foi anunciada pelo agente do treinador, Warren LeGarie, que revelou que uma reunião na noite deste domingo selou o acordo, e foi posteriormente confirmada pelos Lakers. O novo técnico dos Lakers receberá US$ 12 milhões por um contrato de quatro anos.

D’Antoni se destacou em sua passagem pelo Phoenix Suns, onde trabalhou com o armador Steve Nash. O último time do treinador foi o New York Knicks, no qual teve problemas de relacionamento com os astros Carmelo Anthony e Amare Stoudemire. Também atuou como assistente técnico de Mike Krzyzewski na seleção dos Estados Unidos.

De acordo com comunicado emitido pelos Lakers, D’Antoni foi considerado “por unanimidade o melhor técnico para o time neste momento”. A franquia também afirmou que Kobe Bryant e Steve Nash apoiaram a contratação do treinador, que deve ser apresentado pela equipe de Los Angeles na próxima terça-feira.

O novo treinador, porém, não era o favorito dos torcedores para assumir o cargo. Os Lakers procuraram D’Antoni após fracasso nas negociações com Phil Jackson, que descartou deixar sua aposentadoria para reassumir a franquia com a qual conquistou cinco de seus 11 títulos da NBA.

A contratação de D’Antoni ocorreu dois dias após a demissão do técnico Mike Brown, que teve um início de temporada desastroso no comando dos Lakers. Com o treinador anterior, a franquia perdeu quatro de seus primeiros cinco jogos na fase regular, além de ter sido derrotada em todos os oito confrontos da pré-temporada. Nos últimas duas partidas, foi comandada pelo interino Bernie Bickerstaff e venceu ambas.

Em quadra, os Lakers chegaram a sua segunda vitória consecutiva desde a saída do técnico Mike Brown. O pivô Dwight Howard comandou o triunfo com 23 pontos e 18 rebotes, seguido por Kobe Bryant com 20 pontos. Ron Artest e Pau Gasol ainda anotaram 18.

A rodada da NBA ainda foi marcada por uma homenagem pelo Dia dos Veteranos das Forças Armadas dos Estados Unidos. Um dos astros de cada franquia em quadra neste domingo usou uma espécie de ‘bandana’ na cabeça, com as cores da bandeira americana.

HEAT FECHA O GARRAFÃO, MAS GRIZZLIES ACERTAM A MÃO NOS ARREMESSOS

O Miami Heat foi a Memphis com o objetivo de anular o forte garrafão adversário formado por Zach Randolph e Marc Gasol. A tática, porém, saiu às avessas. Com seus pivôs bem marcados, os Grizzlies acertaram a mão nos chutes do perímetro e venceram por 104 a 86.

“Sabíamos que teríamos grande trabalho com Randolph e Gasol. Tentamos ajudar os pivôs o quanto foi possível. Mas eles [Grizzlies] arremessaram extremamente bem e nós pagamos por isso”, lamentou LeBron James, que terminou com 20 pontos e 10 rebotes.

Os Grizzlies contaram com 25 pontos do reserva Wayne Ellington, que acertou sete chutes de três. Rudy Gay contribuiu com 21 tentos, enquanto Randolph marcou 18.