Topo

Em noite de homenagem a ídolo, Lakers voltam a vencer; cai último invicto da temporada

Kareem Abdul-Jabbar foi homenageado com uma estátua de bronze no Staples Center - REUTERS/Danny Moloshok
Kareem Abdul-Jabbar foi homenageado com uma estátua de bronze no Staples Center Imagem: REUTERS/Danny Moloshok

Do UOL, em São Paulo

17/11/2012 08h26

Em dia em que inaugurou uma estátua de bronze no ginásio Staples center para homenagear um dos maiores ídolos da história da franquia e da NBA, o Los Angeles Lakers voltou a vencer e segue se recuperando de um péssimo começo de temporada. Na noite desta sexta-feira, a vítima foi o Phoenix Suns, derrotados por 114 a 102.

O ex-pivô Kareem Abdul-Jabbar, que recentemente visitou o Brasil, ganhou uma estátua em cerimônia realizada antes da partida. Apesar de normalmente estar com cara séria, Jabbar esteve claramente emocionado durante a cerimônia. O principal convidado ao seu lado foi Magic Johnson, com o qual conquistou cinco títulos da NBA pelos Lakers. A estátua representa Jabbar em uma de suas jogadas características: o gancho, arremesso o qual consagrou.

Em quadra, os Lakers não decepcionaram seus maiores ídolos e venceram sem muitas dificuldades: venceram três dos quatro períodos do jogo. Kobe Bryant foi o cestinha, com 31 pontos, além de 6 assistências. Não muito afeito a grandes pontuações, Metta World Peace também teve boa noite, com 22 pontos.

Pelo lados dos Suns, nem a boa atuação do argentino Luís Scola foi suficiente: o carrasco da seleção brasileira fez 18 pontos e pegou 8 rebotes. Steve Nash, com uma contusão na perna esquerda, ficou de fora e, de acordo com a franquia, perderá, no mínimo, os próximos cinco compromissos dos Lakers.

Já em Memphis, caiu o último time invicto da temporada da NBA. Os Grizzlies aproveitaram o fator casa e impuseram a primeira derrota ao New York Knicks, por 105 a 95. Além disso, passaram a ter a melhor campanha da liga, com a sétima vitória consecutiva: eles perderam apenas a primeira partida da temporada.

O maior responsável foi o ala-pivô Zach Randolph. Conhecido por ser estar um pouco acima do peso, ele mostrou mais uma vez que isso não influencia seu jogo e marcou 20 pontos, além de pegar 15 rebotes. Seu companheiro de garrafão, o espanhol Marc Gasol, ajudou a provar porque o garrafão dos Grizzlies é um dos mais temidos da NBA: fez 24 pontos e pegou 7 rebotes.

Pelos lados nova-iorquino, o maior problema foram os arremessos de três pontos: em 19 tentativas, apenas cinco acertos. Para um time que baseia seu jogo em chutes de longa distância, a estatística se mostrou mortal. Foi apenas a segunda vez na temporada que os Knicks sofreram mais de 100 pontos. Apesar da derrotas, a franquia continua na liderança da conferência leste.