Topo

Rockets forçam lances livres, complicam Howard e impõem nova derrota aos Lakers

Dwight Howard sofreu com as faltas intencionais e falhou nos lances livres em derrota - AP Photo/Pat Sullivan
Dwight Howard sofreu com as faltas intencionais e falhou nos lances livres em derrota Imagem: AP Photo/Pat Sullivan

Do UOL, em São Paulo

05/12/2012 07h24

Apelidado de ‘Superman’ na NBA, Dwight Howard parece ter encontrado sua ‘kriptonita’. Assim como nos jogos anteriores, o pivô sofreu faltas intencionais dos adversários nos minutos finais, falhou muito nos lances livres e viu o Los Angeles Lakers ser derrotado pelo Houston Rockets por 107 a 105.

O fraco desempenho de Howard nos lances livres tem feito com que o pivô seja alvo de faltas intencionais dos adversários. E a tática surtiu efeito mais uma vez nesta terça-feira. O pivô bateu 16 lances livres e acertou apenas oito. Só nos cinco minutos finais foram 10 cobranças, com apenas cinco acertos.

“Por que [técnico Mike D’Antoni] deveria me tirar [nos minutos finais]? As pessoas falam o que querem, mas no fim do dia o motivo de termos perdido não foram meus lances livres. Nossa defesa não foi bem no último quarto”, contestou Howard.

Apesar de eficiente nos últimos jogos, a tática de faltas intencionais sobre Howard foi minimizada pelos Lakers. O técnico Mike D’Antoni, que venceu apenas três de seus oito jogos com os Lakers, descartou a possibilidade de tirar o pivô nos minutos finais e procurou dividir a culpa pela derrota com todo o elenco.

“As pessoas que falam e pensam que tirarei Howard no quarto período por problemas de faltas não tem ideia do que diz. Howard não anotou seus pontos nos lances livres e está claro que terá que trabalhar mais, mas não tem sentido sentar um franchise player no banco”, comentou D’Antoni.

Os problemas do pivô nos lances livres ofuscaram mais uma boa atuação de Kobe Bryant, que terminou com 39 pontos. Para isso, porém, astro efetuou 31 arremessos de quadra, com 14 acertos. Howard marcou 16 pontos e apanhou 12 rebotes. Após levar uma bronca pública de Bryant, o espanhol Pau Gasol foi sacado da equipe para se recuperar de uma tendinite no joelho e foi desfalque nesta terça.

“Você precisa fazer o que for necessário para vencer. Uma falta intencional sobre Dwight coloca muita pressão em nossa defesa”, disse Kobe. “É uma estratégia que as equipes vão utilizar e precisamos encontrar uma maneira de superá-la”.

Já os Rockets contaram com boa atuação dos reservas Toney Douglas e Greg Smith, respectivamente com 22 e 21 pontos. A franquia fez uma homenagem à filha do técnico Kevin McHale, Alexandra, que morreu no fim de novembro vítima de Lupus. Os atletas utilizaram faixas verdes e purpuras, cores favoritas da garota de 23 anos. Abalado, o treinador permanece afastado por tempo indeterminado.

COM NENÊ, WIZARDS VENCEM HEAT NA MAIOR ZEBRA DA RODADA

Atual campeão da NBA, o Miami Heat enfrentou o dono da pior campanha desta temporada e se deu mal. Com o brasileiro Nenê Hilário, o Washington Wizards venceu pela segunda vez em 15 partidas ao bater a equipe da Flórida por 105 a 101.

Ainda sem sua melhor forma, Nenê saiu do banco de reservas para contribuir com sete pontos e cinco rebotes. Em noite de bom desempenho coletivo, os Wizards contaram com 22 pontos de Jamal Crawford para vencer o confronto.

LeBron James bem que tentou salvar o Heat, com seu primeiro triplo-duplo nesta temporada ao anotar 26 pontos, 13 rebotes e 11 assistências. Dwyane Wade fez 24 pontos e Chris Bosh fez 20, além de apanhar 12 rebotes.