Topo

Pivô Paulão acerta com o Brasília até o fim do NBB e segue na mira de equipe da NBA

Paulão acumulou passagens pela seleção brasileira nos últimos anos - Gaspar Nobrega/CBB
Paulão acumulou passagens pela seleção brasileira nos últimos anos Imagem: Gaspar Nobrega/CBB

Lucas Pastore

Do UOL, em São Paulo

03/01/2013 06h00

O pivô Paulo Prestes, conhecido como Paulão, é o novo reforço do Brasília para a disputa da temporada 2012/2013 do NBB. A informação foi confirmada ao UOL Esporte pelo empresário do jogador, Marcelo Maffia. O atleta fica na equipe até o fim da liga brasileira e, em seguida, viaja para os Estados Unidos para treinar com o Minnesota Timberwolves, time da NBA que tem vínculo com o brasileiro.

De acordo com Maffia, Paulão, de 24 anos de idade, realizou exames médicos nesta quarta em Brasília, com o acordo entre as partes já finalizado.

O jogador volta ao Brasil após disputar sete partidas da Liga ACB, o campeonato espanhol de basquete, no ano passado, com a camisa do Gran Canaria. O pivô obteve médias de 4,3 pontos e 3,8 rebotes em 11 minutos por exibição no período.

EM ALTA, RAULZINHO ATRAI OLHEIROS DA NBA E JÁ PENSA NO DRAFT DE 2013

  • Susanna Saéz/EFE

    O brasileiro Raulzinho começa a chamar a atenção de franquias da NBA. Vestindo a camisa do Lagun Aro, que disputa a Liga ACB, o Campeonato Espanhol de basquete, o armador tem atraído a atenção de olheiros de equipes dos Estados Unidos que fazem suas análises para o Draft de 2013 e já pensa em participar do recrutamento.

Paulão foi selecionado pelo Minnesota Timberwolves na 45ª escolha do Draft de 2010 da NBA. Desde então, a franquia manteve os direitos sobre o pivô brasileiro e, inclusive, o convidou para disputar a Liga de Verão deste ano com a camisa da equipe. No torneio, o jogador conseguiu médias de 5,4 pontos e 5,8 rebotes em 18 minutos por jogo.

De acordo com Maffia, os Timberwolves não apresentaram nenhuma objeção em relação ao retorno de Paulão ao basquete brasileiro. A franquia enviou um programa de treinos para o pivô cumprir nesta temporada e já agendou uma viagem para checar sua evolução.

Paulão começou a se destacar atuando pela seleção brasileira sub-18 na Copa América de 2006, quando anotou, em média, 20,7 pontos por jogo. Desde então, o jogador acumula passagens pela equipe nacional adulta.