Topo

Após erro em lista, brasileiro Amaury é incluído entre candidatos ao Hall da Fama do basquete

Amaury Pasos concorrerá ao lado de Oscar e Kanela por uma vaga no Hall da Fama - Divulgação/CBB
Amaury Pasos concorrerá ao lado de Oscar e Kanela por uma vaga no Hall da Fama Imagem: Divulgação/CBB

Do UOL, em São Paulo

09/01/2013 11h35

O Brasil contará com mais um candidato a uma vaga no Hall da Fama do Naismith Memorial Basketball, uma das maiores honrarias da modalidade. Bicampeão mundial pela seleção nacional, Amaury Pasos foi incluído na relação após uma confusão com a lista inicialmente divulgada na última segunda-feira.

O Naismith Memorial errou o nome do brasileiro na primeira lista de candidatos. Amaury apareceu na relação com o nome de ‘Thiago Pasos’, o que foi corrigido pela entidade na noite da última terça-feira.

Amaury atuou pela seleção brasileira por 16 anos e fez parte da mais vitoriosa geração do basquete nacional. Foi bicampeão mundial em 1959 e 1963, além de conquistar a medalha de bronze nas Olimpíadas de Roma-1960 e de Tóquio-1964.

Com a inclusão de Amaury, o Brasil passa a contar com três candidatos na próxima eleição. Oscar Schmidt, campeão pan-americano em 1987, e o técnico Renan Togo Soares, o ‘Kanela’, comandante do bicampeonato mundial e ganhador da medalha de bronze olímpica em 1960, são os outros representantes do país.

Os 30 indicados passarão pela avaliação de um comitê de nove pessoas. Todos que receberem sete votos irão para a fase final. Aqueles que avançarem passarão pelo crivo de um novo comitê, com 24 pessoas. São necessárias 18 aprovações para que o jogador entre para o Hall da Fama.

A primeira fase da seleção acontecerá no fim de semana do All-Star Game da NBA, entre 15 e 17 de fevereiro, em Houston. A etapa final está marcada para abril.

Dois brasileiros já fazem parte do Hall da Fama americano; Ubiratan Maciel, campeão mundial em 1963, e Hortência Marcari, campeã mundial em 1994 e atual diretora da Confederação Brasileira de Basquete (CBB).