Topo

Lesão de Varejão é mais grave que o esperado e Cavs já temem perder o pivô por longo tempo

Anderson Varejão tem enfrentado problemas com lesão nas últimas três temporadas - Mike Ehrmann/Getty Images/AFP
Anderson Varejão tem enfrentado problemas com lesão nas últimas três temporadas Imagem: Mike Ehrmann/Getty Images/AFP

Do UOL, em São Paulo

09/01/2013 10h00

A lesão que afastou Anderson Varejão dos últimos jogos do Cleveland Cavaliers parece ser mais grave do que o esperado. Após fazer um prognóstico otimista sobre o retorno do brasileiro, a franquia já admite perder o ala-pivô por um período maior e teme que o jogador sequer volte a jogar nesta temporada.

“Estou tentando me manter otimista sobre quando ele estará apto para jogar, mas não sei quando poderá”, disse o técnico Byron Scott. “Espero não estar falando sobre um longo prazo ou toda a temporada. Ainda estou otimista de que estará apto para jogar neste ano, até que os médicos me digam algo diferente”.

Varejão está afastado desde 18 de dezembro devido a dores no joelho. A princípio o problema foi encarado com tranquilidade pelos Cavs, que esperavam contar com rápido retorno do ala-pivô. Onze jogos depois, o brasileiro continua afastado das atividades e a franquia já evita determinar uma data para seu retorno às quadras, sem dar detalhes sobre sua contusão.

O ala-pivô brasileiro sofreu o problema no joelho em seu melhor momento em nove anos atuando na liga norte-americana. Líder das estatísticas de rebotes da NBA, Varejão era considerado nome certo para participar do All-Star Game e vinha comandando os Cavs dentro de quadra com médias de 14,1 pontos e 14,4 rebotes por jogo.

Esta é a terceira temporada consecutiva que Varejão é atormentado por lesões sérias. Na última temporada, o brasileiro perdeu 41 jogos ao sofrer uma fratura na mão. Dois anos atrás, rompeu ligamento do tornozelo e ficou de fora de 51 jogos da fase regular.

“Não sou medico e não ficarei especulando sobre isso. Apenas espero que ele possa ficar saudável e possa jogar. Neste momento, meus pensamentos estão com Andy. Esqueça o basquete. Apenas espero que ele fique bem”, comentou Scott.