Topo

Flamengo bate recorde e vence o Palmeiras no primeiro clássico da história do NBB

Brown, do Palmeiras, tenta passar pela marcação de Duda, do Flamengo - João Pires/LNB
Brown, do Palmeiras, tenta passar pela marcação de Duda, do Flamengo Imagem: João Pires/LNB

Do UOL, em São Paulo

19/01/2013 17h55

O NBB teve um jogo histórico na tarde deste sábado no Ginásio Professor Hugo Ramos, em Mogi das Cruzes (SP). Palmeiras e Flamengo disputaram o primeiro "clássico de camisas" da história da competição e, vencendo por 106 a 61, a equipe carioca garantiu a maior sequência vitoriosa da primeira fase das cinco edições do campeonato.

Esta é a primeira vez na história da competição que dois clubes de grande expressão no futebol se enfrentam de forma independente no basquete. As duas equipes já haviam  se enfrentado em duas oportunidades na temporada 2009/2010, mas o Palmeiras ainda era uma parceria com o time de Araraquara.

Líder invicto da competição, o Flamengo confirmou o favoritismo para a partida e venceu o jogo com facilidade, dominando a partir do terceiro quarto. A vitória confirma dois recordes para a equipe carioca, o de melhor início de temporada da história e o de melhor sequência vitoriosa na primeira fase nas cinco edições do campeonato.

Começando atrás no placar - o primeiro quarto terminou com a parcial de 29 a 14 - o Palmeiras mostrou reação no segundo quarto. Liderados pelo cestinha Brown, os paulistas deixaram a partida mais disputada e ficaram à frente no placar da parcial, que ficou em 24 a 23. 

A vantagem carioca, porém, era grande e o Flamengo não saiu prejudicado com a evolução dos paulistas. Na etapa seguinte de jogo, a equipe rubro-negra conseguiu abrir larga vantagem de 30 pontos. A partir de então, os palmeirenses não conseguiram mais alcançar os cariocas. O destaque do jogo foi o camisa 8 do Flamengo Benite, maior pontuador da partida, com 28 pontos, ele também foi responsável pela maioria das assistências no Flamengo, seis ao todo.

O resultado garante a liderança do NBB ao Flamengo, com 13 jogos e 13 vitórias. Já o Palmeiras, complica a sua situação no campeonato. O time paulista é vice-lanterna do NBB, com 15 jogos, 2 vitórias e 13 derrotas.