Topo

Nenê tem boa atuação e ajuda Wizards a deixar lanterna da conferência leste; LeBron evita zebra

Nenê foi um dos destaques da vitória do Washington Wizards sobre os Clippers - AP Photo/Alex Brandon
Nenê foi um dos destaques da vitória do Washington Wizards sobre os Clippers Imagem: AP Photo/Alex Brandon

Do UOL, em São Paulo

05/02/2013 07h11

O brasileiro Nenê foi um dos responsáveis pela triunfo do Washington Wizards sobre o Los Angeles Clippers, por 98 a 90, na noite de segunda-feira, que finalmente tirou a equipe da capital americana da lanterna da conferência leste da NBA. Os Wizards passaram praticamente toda a temporada, que começou em outubro de 2012, como donos da pior campanha da NBA.

Para finalmente deixar o incômodo posto, Nenê e cia. aproveitaram que os Clippers estavam desfalcados de Chris Paul e Blake Griffin, os dois principais jogadores da franquia. Além disso, souberam se manter focados no jogo, um dos principais defeitos da equipe na temporada: largaram na frente com 24 a 16 no 1° quarto e não saíram mais da dianteira no placar.

Para se ter uma ideia da fase dos Wizards, que já dura alguns anos, é a primeira vez que a franquia bate os Clippers em nove jogos. "Desde que cheguei, em 2009, é a primeira vez que vencemos eles. Apenas fizemos algumas boas jogadas no ataque, conseguimos defendê-los, mantivemos uma vantagem confortável e conseguimos fechar o jogo"m, declarou o armador John Wall.

Wall teve 13 pontos e 8 assistências, enquanto Nenê anotou 15 pontos, pegou 7 rebotes e distribuiu 4 passes decisivos. Outro que ajudou os Wizards foi Martell Webster, que fez 21 pontos e foi o cestinha da equipe. Pelo lado dos Clippers, Jamal Crawford anotou 28 pontos e DeAndre Jordan pegou 22 rebotes, recorde pessoal.

"Olha, nós jogamos muitos jogos com desfalques. Não venha me falar sobre quem estava ou não aqui. É um jogo e nós ganhamos", completou Randy Wittman, técnico dos Wizards, ao se irritar quando um repórter perguntou sobre se os desfalques dos Clippers teriam ajudado seu time. Os Wizards alcançaram a 12ª vitória, contra 35 derrotas.

Mas se os Wizards deixaram a lanterna, ela teve que ser ocupada por alguém. E, como em 2011/2012, a última posição do leste voltou para as mãos do Charlotte Bobcats, que até fez grande partida, mas parou em belíssima atuação de LeBron James e acabou ciando para o Miami Heat, em casa, por 99 a 94.

LeBron teve 31 pontos, 8 assistências, 8 rebotes e 2 roubos de bola. Ele teve ajuda de Chris Bosh, que deixou 23 pontos, e Dwyane Wade, que saiu de quadra com 20 pontos. Pelo lado dos Bobcats, Ben Gordon (16 pontos) e Ramos Sessions (18) bem que tentaram, mas não conseguiram evitar a derrota.

Assim, os Bobcats voltam a segurar a lanterna, com apenas 11 vitórias e 31 derrotas. Já o Maimi conseguiu manter a liderança do leste, com 31 triunfos, mesmo número do New York Knicks, mas com uma derrota a menos (14 contra 15).