Topo

Barbudo bate recorde contra ex-time e lidera vitória dos Rockets; LeBron consegue virada incrível

James Harden teve 46 pontos contra sua ex-franquia, o Thunder, e liderou os Rockets ao triunfo - Scott Halleran/Getty Images/AFP
James Harden teve 46 pontos contra sua ex-franquia, o Thunder, e liderou os Rockets ao triunfo Imagem: Scott Halleran/Getty Images/AFP

21/02/2013 09h06

James Harden ostenta a barba mais conhecida da atual NBA, e é com ela que ele continua fazendo história para o Houston Rockets. Na noite da última quarta-feira, ele anotou 46 pontos, recorde pessoal, e ainda pegou 8 rebotes e distribuiu 6 assistências para levar sua franquia ao triunfo contra seu ex-time, o Oklahoma City Thunder, pelo qual foi vice-campeão da liga na última temporada. Em casa, os Rockets bateram os rivais por 122 a 119.

O barbudo era considerado o terceiro principal jogador do Thunder até o último ano, e até ganhou o prêmio de melhor reserva da temporada 2011/2012. Porém, após o vice (perderam a decisão para o Miami Heat), acabou sendo trocado, já que a franquia optou por renovar o contrato com o pivô Serge Ibaka, limitando a quantidade disponível de salário para o ala. A "vingança" pela troca veio nesta quarta-feira: os Rockets entraram no último quarto perdendo por 5 pontos, mas sozinho ele anotou 16 e conseguiu a virada.

Harden foi ajudado por Jeremy Lin, que lembrou sua época de "Linsanity" e teve 29 pontos, 8 assistências e 6 rebotes. Lin aproveitou para elogiar o companheiro: "Se ele não está na conversa para ser eleito o MVP (melhor jogador da liga), eu sinceramente não sei o que mais ele precisa fazer. Ele fez todas as grandes jogadas decisivas, e até os arremessos que eu consegui foram em jogadas criadas por ele", declarou. Harden, pelo menos, esteve no último All-Star Game, realizado no último domingo.

A grande atuação de Harden acabou por ofuscar uma brilhante atuação de um ex-companheiro: Kevin Durant chegou ao seu segundo triplo-duplo na carreira ao anotar 16 pontos, 12 rebotes e 11 assistências. Além disso, Russell Westbrook quase alcançou dígitos duplos em três estatísticas: 28 pontos, 10 rebotes e 8 assistências.

Com o resultado, os Rockets se aproximam cada vez mais dos playoffs, se mantendo na oitava colocação da conferência oeste, mas abrindo 4 vitórias sobre o Los Angeles Lakers, que venceu o Boston Celtics também nesta quarta-feira (113 a 99). Já o Thunder se mantém na vice-liderança do oeste.

Em outra grande partida da noite, LeBron James vai mostrando que não há ninguém no mundo que jogue basquete melhor que ele na atualidade. Após o Miami Heat passar três quartos atrás do placar para o Atlanta Hawks, ele resolveu decidir na última parcial e liderou a franquia a uma vitória por 40 a 17 no 4° período. Dessa maneira, o Heat passou pelo adversário por 103 a 90.

LeBron teve 24 pontos e 11 assistências, e foi ajudado principalmente, como é tradição, por Dwyane Wade: 20 pontos. Dos 11 passes para cesta de LeBron, oito ocorreram no último período.

"Ele pode resolver de muitas maneiras. ele se reinventa durante o jogo", declarou Erik Spoelstra, após a partida, elogiando seu comandado. O Miami, assim, continua na liderança da conferência leste, com 37 vitórias, abrindo 5 à frente dos Knicks, que perderam para o Indiana Pacers (3° do leste) por 125 a 91. Já o Atlanta continua na sexta posição do leste, e tem vaga quase certa nos playoffs.