Topo

Pivô dos Lakers usa máquina da Nasa para se recuperar de contusão no pé

Pau Gasol está com o pé contundido desde fevereiro - REUTERS/Mike Segar
Pau Gasol está com o pé contundido desde fevereiro Imagem: REUTERS/Mike Segar

Do UOL, em São Paulo

09/03/2013 09h59

Uma máquina criada pela Nasa (a agência espacial americana) para treinamento de seus astronautas é a nova arma do Los Angeles Lakers na briga por uma vaga nos playoffs da conferência oeste da NBA. Pau Gasol, o pivô espanhol da equipe, tem utilizado essa criação da agência para se recuperar de uma contusão no pé.

Gasol desfalca os Lakers desde o começo de fevereiro por causa da lesão. Para acelerar o processo de recuperação, ele tem feito corridas em uma máquina que controla a pressão do ar enquanto o atleta (ou astronauta) corre me uma esteira, ajudando a reduzir o impacto sobre o corpo.

Assim, ele espera voltar às quadras em até quatro semanas, a tempo de disputar a parte final da temporada e, quem sabe, os playoffs. A máquina, chamada Alter-G, faz com que ele corra sentindo apenas 75% do seu peso.

"Cada passo é importante", declarou o espanhol ao jornal Marca. Com a vitória sobre o Toronto Raptors na noite da última sexta-feira, os Lakers chegaram pela primeira vez em quatro meses a uma campanha positiva na NBA, entrando de vez na luta pelos playoffs: estão com o mesmo número de vitórias (32) do 8° colocado, o Utah Jazz.