Topo

Sem Kobe, astros dos Lakers terão que dobrar médias de pontos para suprir ausência

Kobe Bryant se machucou no último lance do jogo de quarta contra os Hawks e não tem previsão de volta - Curtis Compton/AP
Kobe Bryant se machucou no último lance do jogo de quarta contra os Hawks e não tem previsão de volta Imagem: Curtis Compton/AP

Do UOL, em São Paulo

15/03/2013 15h30

Líder em pontos na equipe (27,5 pontos por jogo), em minutos jogados e único a disputar as 66 partidas do Los Angeles Lakers na atual temporada da NBA, Kobe Bryant também foi atingido pela maré de azar que vive a franquia californiana ao sair lesionado na derrota para o Atlanta Hawks na última quarta-feira. O astro torceu o tornozelo esquerdo e está fora do time, que vinha em franca recuperação, por tempo indeterminado.

Aos 34 anos e em sua 17ª temporada na NBA, Kobe atravessa uma de suas melhores fases na Liga. Suas médias superam, em quase todos os fundamentos, as médias de sua carreira. Além de comandar os Lakers em pontos, é ainda o segundo maior assistente do time, atrás apenas do armador Steve Nash, e vice-líder também em roubos de bola.

AS MÉDIAS DE KOBE BRYANT NA ATUAL TEMPORADA

  • 38.3

    minutos por jogo

    Supera a média da carreira de 36.6

  • 27.5

    pontos por jogo

    Supera a média da carreira de 25.5

  • 5.8

    assistências por jogo

    Supera a média da carreira de 4.7

  • 5.5

    rebotes por jogo

    Supera a média da carreira de 5.3

  • 46,9%

    de chutes certos

    Supera a média da carreira de 45,4%

    Depois de Bryant, quem mais se aproxima de seus números na pontuação e tempo de jogo é o pivô Dwight Howard, maior reboteiro e bloqueador do Los Angeles. Howard vem fazendo temporada irregular pelo novo time, mas apresentou melhora após a pausa para o All Star Game, o que fez sua média subir para 16,4 PPJ. Teria, portanto, que quase dobrar esses números para suprir a ausência de Kobe e ser o novo cestinha da equipe. Já na permanência em quadra, o super-pivô teria que ficar mais três minutos por partida para igualar o ídolo dos Lakers.

    Como Pau Gasol segue lesionado, Metta World Peace e Steve Nash são os próximos na lista de maiores pontuadores do time na temporada. Metta tem média de 12,7 PPJ e o armador canadense de 12,4 PPJ. Sem Kobe em quadra, eles precisam pelo menos dobrar os números para não deixarem os Lakers carentes no ataque.

    O reserva natural de Kobe é o também ala-armador Jodie Meeks, que irá substituir o ‘Black Mamba’ em seu período de recuperação, segundo o técnico do time, Mike D'Antoni. Meeks acumula médias de 8 PPJ, em 19,1 minutos por partida em 2012/2013.

    A previsão para volta de Bryant às quadras não é nada animadora. Segundo o próprio jogador, essa é sua pior contusão desde as finais de 2000 contra o Pacers. O técnico D’Antoni tentou acalmar a torcida. "Ele está recebendo tratamento. Obviamente ele vai melhorar a cada dia. Quando ele puder jogar, ele vai", disse.

    OS NÚMEROS DOS OUTROS TITULARES DO LOS ANGELES LAKERS

    • Dwight Howard: 60 jogos na temporada, 16.4 PPJ, 12.4 RPJ e 2.37 BPJ

      Metta World Peace: 65 jogos na temporada, 12.7 PPJ e 5.3 RPJ

      Steve Nash: 42 jogos na temporada, 12.4 PPJ e 6.7 APJ

      Pau Gasol: 36 jogos na temporada, 13.4 PPJ, 8.0 RPJ e 1.33 BPJ

    • Legendas: PPJ - Pontos por jogo; RPJ - Rebotes por jogo; BPJ - Bloqueios por jogo; APJ - Assistências por jogo

    Fora da zona dos playoffs na Conferência Oeste em praticamente toda a temporada regular, o Los Angeles Lakers assumiu a oitava posição, o que lhe garante vaga no mata-mata, apenas nas últimas rodadas. A equipe montou um super-time com as chegadas de Nash e Howard para se unirem aos astros Kobe Bryant e Pau Gasol, mas sofreu bastante com a falta de entrosamento e principalmente com as lesões de seus astros, sem banco à altura.

    O Los Angeles Lakers faz hoje seu primeiro jogo da temporada sem Kobe Bryant contra o Indiana Pacers, fora de casa, a partir das 21h (horário de Brasília). Os Pacers fazem grande campanha na temporada e ocupam o 2º lugar da Conferência Leste, com 40 vitórias e 24 derrotas. Os californianos acumulam 34 triunfos e 32 derrotas.