Topo

Sport vence Americana e conquista LBF de forma invicta com time de estrelas

A armadora Adrianinha tenta infiltração na decisão da LBF entre Sport e Americana - Robson Neves/Sport Recife
A armadora Adrianinha tenta infiltração na decisão da LBF entre Sport e Americana Imagem: Robson Neves/Sport Recife

Do UOL, em São Paulo

06/04/2013 12h02

O Sport conquistou neste sábado a LBF (Liga de Basquete Feminino), ao bater Americana por 62 x 57, na segunda partida da decisão do torneio, o campeonato brasileiro da modalidade . A equipe pernambucana levantou a taça em sua primeira participação na LBF, modelo disputado desde 2010.

Além disso, o título veio de forma invicta, com 10 vitórias em 10 jogos. A equipe liderou a primeira fase, disputada em turno único entre as sete participantes, e venceu as duas partidas disputadas nas semifinais e na decisão. O jogo final foi disputado em casa, no ginásio da Ilha do Retiro, que ficou lotado e viu bela festa da torcida pernambucana.

A estrelada equipe campeã contou com Érika, considerada a melhor jogadora brasileira na atualidade, e Adrianinha, titular da seleção brasileira durante anos, além da veterana Alessandra, uma das melhores pivôs da história do Brasil.

Na partida decisiva, Érika se destacou com um duplo-duplo, com 16 pontos e 10 rebotes. Adrianinha também anotou 16 pontos. No lado de Americana, a jovem Clarissa saiu de quadra com 19 pontos e 11 rebotes.

"A tarefa está feita, vamos descansar e curtir esse título inédito. A torcida merece, foi o sexto jogador na quadra. Incentivou o jogo todo e nunca desistiu da equipe", declarou Vanessa Gattei, do Sport, ao programa Globo Esporte.

O Sport, assim, se tornou a primeira equipe do Nordeste a se tornar campeã feminina de basquete - em qualquer modelo do torneio nacional.

BALA: SPORT É O 1° TIME NORDESTINO A CONQUISTAR NACIONAL FEMININO

  • De novo não foi um grande jogo (a média de pontos da final ficou em 108,5 pontos, muito pouco), mas isso pouco importa para os torcedores do Sport-PE. Jogando no ginásio lotado da Ilha do Retiro, as pernambucanas venceram Americana por 62-57 e conquistaram, de forma invicta (tal qual Ourinhos em 2005) a terceira edição da Liga Feminina de Basquete (foram dez jogos e dez vitórias).