Topo

Após visita de Rubén Magnano, Nenê joga mal, mas Wizards vencem

Nenê e Ruben Magnano, técnico da seleção brasileira, se encontraram em treino do Wizards - Divulgação/CBB
Nenê e Ruben Magnano, técnico da seleção brasileira, se encontraram em treino do Wizards Imagem: Divulgação/CBB

Do UOL, em São Paulo

07/04/2013 08h37

O técnico da seleção brasileira de basquete, Rubén Magnano, visitou no último sábado o pivô Nenê, do Washington Wizards, antes da partida da equipe do brasileiro contra o Indiana Pacers, pela NBA. A visita do comandante deu sorte ao time da capital americana, que venceu os rivais por 104 a 85, mas nem tanta para Nenê, que teve má atuação.

Magnano foi até Washington para conversar com Nenê sobre o interesse do jogador em defender o Brasil na Copa América, entre agosto e setembro deste ano, torneio que decidirá os países do continente que disputarão o Mundial de 2014, na Espanha.

De acordo com a CBB (Confederação Brasileira de Basquete), Nenê demonstrou interesse em participar do torneio, mas não garantiu presença. Ele afirmou que analisará sua situação física ao final da temporada, para que possa dar uma resposta definitiva. O pivô sofre com contusão no pé há anos (disputou as Olimpíadas de 2012 com o problema) e ficou de fora de diversas partidas do Wizards neste ano.

Na partida contra os Pacers, Nenê sofreu com outro problema: o de faltas. Após cometer quatro infrações em apenas 14 minutos, não retornou mais à quadra e acabou a partida com apenas sete pontos e quatro rebotes. Os Wizards, então, contaram principalmente com o armador John Wall, um dos melhores da posição na liga desde a parada do All-Star Game, para vencer o duelo: Wall teve 37 pontos e cinco assistências.

Para os Wizards, o triunfo não muda a situação na tabela: já eliminada dos playoffs, com apenas 29 triunfos. Para os Pacers, porém, a derrota complica ainda mais a situação da equipe na briga pela segunda posição da conferência leste, contra o New York Knicks. A franquia de Indiana tem 48 vitórias e 29 derrotas, contra 49 triunfos e apenas 26 derrotas da equipe de Nova York.

Em outro jogo importante da rodada, o Milwaukee Bucks derrotou o Toronto Raptors por 100 a 83 e garantiu vaga nos playoffs: a conferência leste já tem os oito classificados. Pior para o Philadelphia 76ers, última equipe que brigava pela vaga, que foi derrotada pelo Miami Heat por 106 a 87 e viu a temporada ser encerrada mais cedo.

Já na conferência oeste, Denver Nuggets e Houston Rockets deram show, em partida com uma das maiores pontuações da temporada. em casa, os Nuggets anotaram 132 pontos para derrotar os rivais do Texas, que saíram de quadra com 114. Foi a 20ª vitória seguida da equipe de Denver em casa.  

Para os Rockets, uma péssima notícia: foi a quarta partida contra o Denver na temporada, e a quarta derrota. O confronto é possível na primeira rodada dos playoffs, caso os Rockets ultrapassem o Golden State Warriors: possuem 43 triunfos, contra 44 dos rivais. Assim, ficariam na sexta posição e encarariam o Denver, que não deve sair mais da 3ª vaga da conferência, com 53 vitórias no momento.

Por fim, uma marca histórica: com a vitória do Minnesota Timberwolves sobre o Detroi Pistons, por 107 a 101, o técnico Rick Adelman se tornou o oitavo técnico da história da liga a alcançar a marca de mil vitórias. ele foi homenageado ao final da partida.

Assim, ele se igualou a Pat Riley, Lenny Wilkins, Phil Jackson, George Karl, Larry Brown, Don Nelson e Jerry Sloan, os únicos a também chegarem a esta importante marca.