Topo

Anos após superar câncer, técnico dos Nuggets é eleito melhor da NBA

O técnico do Denver Nuggets, George Karl, foi eleito o melhor da NBA - AP Photo/David Zalubowski
O técnico do Denver Nuggets, George Karl, foi eleito o melhor da NBA Imagem: AP Photo/David Zalubowski

Do UOL, em São Paulo

08/05/2013 10h51

O técnico do Denver Nuggets, George Karl, foi eleito nesta quarta-feira o melhor comandante da atual temporada da NBA. O prêmio é o primeiro da carreira de Karl, que está na NBA há 23 anos, e é conquistado anos após ele vencer duas batalhas contra o câncer.

Em 2005, ele foi diagnosticado com câncer de próstata. Não abandonou a carreira, mas em 2010 ele teve que largar o Denver Nuggets por um tempo, pois a doença o atingiu pela segunda vez: um tumor em sua cabeça o fez passar por meses de tratamento. Recuperado, voltou ao banco dos Nuggets em momento emocionante.

Nesta temporada, Karl levou os Nuggets ao terceiro lugar na conferência oeste na primeira fase. Porém, pela nona vez em 10 anos, viu a equipe ser eliminada já na primeira rodada dos playoffs (ele comanda o time desde 2005): mesmo com vantagem do mando de quadra, caiu para o Golden State Warriors por 4 jogos a 2.

Entre suas marcas históricas na carreira, uma é especial: em 2010, ele se tornou o sétimo treinador da história da liga a alcançar mil vitórias. Neste ano, conseguiu a impressionante marca de 38 triunfos em 41 jogos como mandante - 92% de aproveitamento.

A eleição teve votos de 121 jornalistas americanos. Karl levou 62 votos de primeiro lugar, 26 de segundo e 16 de terceiro. A segunda posição do prêmio ficou com Erik Spoelstra, comandante do Miami Heat, que teve a melhor campanha da temporada. Em terceiro aparece Mike Woodson, do New York Knicks. Também levaram votos, na ordem: Gregg Popovich, dos Spurs; Frank Vogel, dos Pacers; Lionel Hollins, dos Grizzlies; Mark Jackson, dos Warrios, Tom Thibodeau, dos Bulls; Kevin McHale, dos Rockets; P.J. Carlesimo, dos Nets; Vinny del Negro, dos Clippers; Larry Drew. dos Hawks; Doc Rivers, dos Celtics; e Scott Brooks, do Thunder.

Via Twitter, Karl agradeceu o prêmio: "Honrado em receber o troféu de melhor técnico do ano. Fica o tributo para os jogadores e assistentes. Muitos outros também mereciam."