Topo

Splitter perde espaço, mas fica perto de ser 1º brasileiro campeão da NBA

Tiago Splitter perdeu vaga no time titular e minutos em quadra na reta final da NBA - Kevin C. Cox/Getty Images/AFP
Tiago Splitter perdeu vaga no time titular e minutos em quadra na reta final da NBA Imagem: Kevin C. Cox/Getty Images/AFP

Do UOL, em São Paulo

17/06/2013 16h00

Titular absoluto no início dos playoffs, o brasileiro Tiago Splitter viu sua situação mudar nas finais da NBA. A combinação de tocos emblemáticos sofridos e adaptações táticas do técnico Gregg Popovich fizeram com que o ala-pivô passasse mais tempo no banco de reservas e perdesse espaço na equipe do San Antonio Spurs na reta decisiva da série contra o Miami Heat.

Até o início das finais da NBA, Splitter manteve uma média de 23,6 minutos em quadra nos confrontos contra Los Angeles Lakers, Golden State Warriors e Memphis Grizzlies. Iniciou 11 das 12 partidas que disputou no quinteto titular, sendo reserva apenas no jogo em que voltou de lesão.

O primeiro jogo dos Spurs na série contra o Heat teve a participação de Splitter por quase 25 minutos. O ala-pivô teve papel importante na defesa, ainda marcou sete pontos e contribuiu para a vitória do time de San Antonio em Miami.

As coisas começaram a mudar para o brasileiro no jogo 2 das finais da NBA. Na primeira derrota dos Spurs contra o time da Flórida, o brasileiro ficou marcado por um incrível toco que levou de LeBron James, que impediu uma enterrada do ala-pivô apenas saltando no lugar.

Foi a quarta partida das finais, porém, que reduziu a participação do ala-pivô. Com as mudanças implementadas pelo técnico do Heat, Erik Spoelstra, Splitter se viu obrigado a marcar atletas mais rápidos e sofreu dificuldades. Para piorar, o brasileiro ainda voltou a sofrer dois tocos marcantes, desta vez dados por Dwyane Wade e Shane Battier.

As dificuldades enfrentadas fizeram com que Popovich cortasse quase pela metade a participação de Splitter e colocasse o brasileiro em quadra por pouco mais de 13 minutos no jogo 4. Na quinta partida, o ala-pivô acabou sacado do time titular pela primeira vez e jogou somente 10 minutos.

Se Splitter tem passado a maior parte da partida no banco de reservas, o ala-pivô pode fazer história com os Spurs na próxima terça-feira. Será a primeira vez que um jogador brasileiro terá a chance de sair de quadra com o troféu de campeão da NBA.

Além do ala-pivô, o único atleta do país a disputar a decisão da liga norte-americana até hoje foi Anderson Varejão, com o Cleveland Cavaliers, em 2007. O time de Ohio, porém, não conquistou uma vitória sequer e acabou superado pelo San Antonio Spurs na série por 4 a 0.

As chances de Splitter conquistar o primeiro anel de campeão para o Brasil são bem maiores. Os Spurs lideram a série melhor de sete jogos por 3 a 2 e precisam de apenas uma vitória em dois jogos para ficarem com o título. A primeira oportunidade será nesta terça-feira, às 22h (horário de Brasília).