Topo

Lucas Bebê vira sexto brasileiro a entrar na 1ª rodada do Draft da NBA; Raulzinho também é escolhido

Lucas Bebê foi a 16ª escolha no draft da liga, que aconteceu em Nova York  - Mike Stobe/Getty Images/AFP
Lucas Bebê foi a 16ª escolha no draft da liga, que aconteceu em Nova York Imagem: Mike Stobe/Getty Images/AFP

Do UOL, em São Paulo

27/06/2013 22h23

O Brasil deve ter mais dois representantes na NBA. Lucas Nogueira, mais conhecido como Bebê, foi escolhido pelo Boston Celtics, e Raul Togni Neto, o Raulzinho, foi selecionado pelo Atlanta Hawks no Draft da NBA, que aconteceu na noite desta quinta-feira, em Nova York. Dessa forma, o pivô e o armador podem aumentar em breve a lista de brasileiros na principal liga do basquete mundial, que já conta com Tiago Splitter, Anderson Varejão, Leandrinho Barbosa, Nenê e Fab Melo. 

Assim, Bebê é o sexto brasileiro escolhido na primeira rodada do evento. Antes dele, Nenê Hilário, Leandrinho Barbosa, Rafael Baby, Tiago Splitter e Fab Melo conseguiram o feito. 

O jovem de 20 anos foi draftado pelo Boston Celtics na 16ª escolha. A decisão fez de Bebê o terceiro brasileiro melhor colocado na história do Draft, atrás apenas de Nenê, que entrou como sétimo escolhido em 2002, e Baby, oitavo em 2004.

No entanto, o jogador não vai atuar pela franquia de Massachusetts. Envolvido em uma troca tripla que já estava prevista, ele foi para o Dallas Mavericks e repassado ao Atlanta Hawks. Vinculado até 2015 ao Asefa Estudiantes, da Espanha, ele pode permanecer no basquete europeu por mais um ou dois anos para ganhar mais experiência antes de fazer parte da liga norte-americana. A situação do pivô deve ser definida apenas nos próximos dias. 

Com 2,13 de altura, Lucas Bebê fez uma temporada interessante no Asefa Estudiantes e atingiu médias de 5,5 pontos e 3,4 rebotes. O desempenho fez com que o jovem fosse escolhido como a segunda maior revelação da liga espanhola.

BALA NA CESTA: BRASIL REPETE 2004 E TEM DOIS SELECIONADOS

  • Lucas Bebê subiu ao palco com o boné do Boston Celtics, mas irá defender o Atlanta Hawks em uma negociação que envolveu Boston e Dallas. O Atlanta passará por um processo de reestruturação (das feras, apenas Louis Williams e Al Horford permanecem sob contrato), e será comandado por Mike Budenholzer, ex-assistente do San Antonio Spurs e reconhecido como um dos melhores auxiliares da NBA.

    O outro brasileiro que foi chamado ao palco chama-se Raul Togni Neto, mas aqui só o conhecemos como Raulzinho. Formado no Minas Tênis Clube, o agora armador do Gipuzkoa Basket, da Liga ACB Espanhola, foi selecionado pelo Atlanta Hawks, mas logo trocado para o Utah Jazz. O time de Salt Lake City tem folha salarial vazia, nenhum armador já renovado e quem sabe Raulzinho já entra direto na NBA. Leia mais

Já Raulzinho foi escolhido na segunda rodada, na 47ª posição. Logo depois de ser selecionado pelos Hawks, ele também foi envolvido em uma troca. Agora, é jogador do Utah Jazz.

Ele ainda não decidiu se entrará na NBA já na próxima temporada, mas é uma possibilidade: o Utah Jazz não possui contratos caros e tem espaço no elenco, além de ser "carente" na posição de armador desde a saída de de Deron Williams, há dois anos.

A surpresa da noite ficou por conta do Cleveland Cavaliers, primeira equipe a escolher um atleta. O time de Anderson Varejão optou por Anthony Bennett, da UNLV, na primeira posição. O ala-pivô estava cotado para ser draftado mais para frente. Dessa forma, Bennett se tornou o primeiro canadense no primeiro lugar do Draft.