Topo

Fora da NBA há 3 temporadas, Allen Iverson se aposenta aos 38 anos

Allen Iverson fez história jogando pelo Philadelphia 76ers - Drew Hallowell/Getty Images/AFP
Allen Iverson fez história jogando pelo Philadelphia 76ers Imagem: Drew Hallowell/Getty Images/AFP

Do UOL, em São Paulo

22/08/2013 12h17

Allen Iverson, armador que foi eleito uma vez o MVP da NBA - em 2001 - e atuou em 11 Jogos das Estrelas da liga, anunciará em alguns dias, aos 38 anos, que se aposentará das quadras de basquete. 

Ele não atua na NBA desde a temporada 2009-2010, quando voltou ao Philadelphia 76ers, franquia pela qual fez história ao chegar à decisão da NBA em 2001. A equipe acabaria derrotada pelo Los Angeles Lakers de Shaquille O'Neal e Kobe Bryant em cinco jogos - porém, no primeiro duelo da série, Iverson anotou 48 pontos e surpreendeu ao levar os Sixers ao triunfo em pleno Staples Center, em Los Angeles, por 107 a 101. Os Lakers venceriam os quatro jogos seguintes, mas Iverson foi eleito o MVP da temporada.

Desde que saiu dos Sixers, em uma troca para o Denver Nuggets em 2006, Iverson não voltou mais a apresentar o mesmo nível de basquete. Muitos opinam que seu estilo individualista ficou ultrapassado na NBA e que ele não soube se adaptar ao estilo "moderno" e coletivo de jogo.

Depois de uma curta passagem pelos Nuggets, rodou por Detroit Pistons e Memphis Grizzles antes de passar novamente pelos Sixers. Ao deixar o time em 2010, tentou se aventurar plea turquia, no Besiktas, mas não conseguiu se firmar.

Durante os últimos dois anos ele não conseguiu clubes para atuar, porém nunca anunciou oficialmente que estava deixando as quadras. No começo deste ano, em março, chegou a afirmar que tentaria um retorno à NBA para a próxima temporada, mas se recusou a jogar na D-League, a liga de desenvolvimento americana para atletas que não conseguem vagas em times da NBA.

Pela seleção americana, Iverson atuou nas Olimpíadas de 2004, quando os EUA decepcionaram e ficaram apenas com a medalha de bronze. Aquela seleção, que contava também com Tim Duncan, LeBron James e Carmelo Anthony, entre outros, foi a primeira dos EUA a perder um jogo de basquete em Jogos Olímpicos.

Iverson deixa o basquete com 914 jogos pela NBA, com médias de 26,7 pontos, 6,2 assistências e 3,7 rebotes por partida de temporada regular - nos playoffs, as médias são de 29,7 pontos, 6 assistências e 3,8 rebotes.