Topo

Após fiasco, ala da seleção detona dispensas: "Não precisamos deles"

Vitor Benite acredita que ausências deixaram atual elenco da seleção brasileira mais pressionado - Divulgação/Fiba Américas
Vitor Benite acredita que ausências deixaram atual elenco da seleção brasileira mais pressionado Imagem: Divulgação/Fiba Américas

Do UOL, em São Paulo

02/09/2013 09h56

Os pedidos de dispensa parecem ter incomodado os jogadores que estão com a seleção brasileira na Copa América. Após o fiasco contra o Canadá na derrota por 91 a 62, segundo revés consecutivo na competição, o ala-armador Vitor Benite criticou os atletas que optaram por não defender o time nacional e afirmou que as ausências aumentaram a pressão sobre o atual elenco.

“Seria muito fraco da minha parte colocar a culpa nos jogadores que pediram dispensa. Quando os jogadores que por muito deveriam estar aqui pedem dispensa, isso deixa aqueles que vêm nervosos de serem vistos como resto. Quando entrarmos em quadra amanhã [nesta segunda-feira] a gente vai mostrar que, como eles não estão aqui, não precisamos deles”, disse Benite ao Sportv.

Na Copa América, o Brasil tem à disposição o elenco mais enfraquecido desde que o argentino Rubén Magnano assumiu a seleção, em 2010. Se em outras ocasiões o técnico enfrentou dispensas esporádicas, desta vez viu nada menos que sete jogadores pedirem para não participar do torneio continental.

Leandrinho, Nenê Hilário e Anderson Varejão pediram dispensa alegando lesões. Tiago Splitter, que nunca havia recusado uma convocação, optou por tirar férias após longa temporada com o San Antonio Spurs. Já Lucas Bebê e Vitor Faverani decidiram priorizar suas tratativas com equipes da NBA e também solicitaram para não defender a seleção.

Para piorar a situação, outros dois atletas deixaram o grupo na reta final da preparação. Titular absoluto, Marquinhos sentiu problemas físicos durante os treinamentos e também pediu dispensa. Chamado para 'tampar os buracos' no garrafão, Paulão Prestes acabou cortado após sofrer uma lesão.

Com as duas derrotas na primeira fase, o Brasil vê sua classificação para o Mundial de 2014 seriamente ameaçada. A equipe volta à quadra nesta segunda-feira para enfrentar o Uruguai, às 18h30, com transmissão ao vivo do Placar UOL Esporte.