Topo

Argentina repete Brasil, perde para Jamaica e se complica na Copa América

Luis Scola lamenta a derrota da Argentina para a Jamaica na Copa América - AP Photo/Fernando Llano
Luis Scola lamenta a derrota da Argentina para a Jamaica na Copa América Imagem: AP Photo/Fernando Llano

Do UOL, em São Paulo

06/09/2013 14h23

A Copa América de basquete segue produzindo surpresas: após o Brasil cair para a Jamaica e ser eliminado ainda na primeira fase da competição, nesta sexta-feira foi a vez da Argentina também ser surpreendida pela seleção caribenha. A Jamaica venceu por 81 a 75 e complicou os argentinos, que caíram para a sexta colocação da fase final com três derrotas no torneio.

A Jamaica, na última partida da primeira fase, havia batido o Brasil por 78 a 76. O detalhe é que essas foram as únicas vitórias da Jamaica até agora na competição - a equipe era considerada a mais fraca antes do torneio, já que nunca havia disputado uma edição sequer da Copa América.

Apesar do triunfo, os caribenhos seguem na oitava e última colocação da segunda fase, já que a vitória contra o Braisl não foi carregada para a etapa seguinte: apenas os resultados contra equipes que avançaram são válidos na pontuação da segunda fase.

Já para a Argentina, que na quinta-feira caiu para Porto Rico, e já havia perdido também para o México, a situação se complica: precisarão vencer Uruguai e Canadá para conseguir ficar entre os quatro primeiros, que garantem vaga no Mundial-2014.

A situação de desespero da Argentina complica mais ainda o sonho brasileiro de ir para o Mundial via convite. A FIBA reserva quatro vagas para equipes que se candidatam a estar no Mundial mesmo eliminadas nas competições continentais. Os interessados devem desembolsar R$ 1,5 mi para indicarem que estão interessados na vaga, e a Confederação Brasileira de Basquete já anunciou que será uma candidata.

Porém, se a Argentina ficar de fora dos classificados na Copa América, surge como candidata mais forte da América do Sul, já que conquistou resultados melhores que o Brasil nos últimos tempos: por exemplo, em Londres-2012, ficou em 4° (Brasil foi 5°). Eles também conquistaram o ouro olímpico em 2004 e o bronze em 2008.

  • Jamaicanos comemora a vitória sobre a Argentina na Copa América