Topo

Fab Melo acerta com Mavericks para pré-temporada e pode seguir na NBA

Brasileiro Fab Melo (e) entrou na NBA após ser draftado pelo Boston Celtics - Jessica Hill/AP
Brasileiro Fab Melo (e) entrou na NBA após ser draftado pelo Boston Celtics Imagem: Jessica Hill/AP

Do UOL, em São Paulo

11/09/2013 09h43

O pivô brasileiro Fab Melo ganhou nesta quarta-feira uma nova chance de seguir na NBA. Ele assinou contrato com o Dallas Mavericks para treinar com a equipe durante a pré-temporada da liga e, caso agrade, pode ficar entre os 15 jogadores do elenco final do time para a temporada 2013/2014.

Cada franquia da NBA pode ter em seu elenco no máximo 15 jogadores. Porém, com a adição de Fab Melo e de DJ Kennedy e Richard McConnell, também nesta quarta, os Mavs chegaram a 18 atletas. Portanto, até o início da liga, no final de outubro, três nomes serão cortados.

O contrato com os Mavs é o primeiro de Fab Melo como agente livre. Ele entrou na NBA em 2012, ao ser selecionado pelo Boston Celtics na 22ª escolha do draft daquele ano. Em sua única temporada pela franquia, atuou em apenas seis jogos, com médias de 1,2 pontos e 0,5 rebotes.

Pouco aproveitado, Melo foi cedido para o Maine Red Claws, afiliado dos Celtics na D-League (liga de desenvolvimento da NBA), onde obteve 9,8 pontos, seis rebotes e 3,1 tocos por jogo. O pivô foi escolhido para o time de melhores defensores da D-League e estabeleceu o recorde de 14 tocos em um único jogo.

Porém, no final de agosto deste ano, ele foi trocado pelos Celtics para o Memphis Grizzlies, que imediatamente dispensou o brasileiro. 

Nos Mavs, ela brigará por espaço no garrafão com DeJuan Blair, Bernard James, Brandan Wright e Samuel Dalembert. O craque da equipe é o astro alemão Dirk Nowitzki, que nesta temporada tentará repetir o título de 2011 ao lado de estrelas como Monta Ellis e Vince Carter.