Topo

Pivô da NBA brilha e azarão México conquista título inédito na Copa América

Destaque da final, Gustavo Ayon é abraçado após o México conquistar a Copa América de Basquete - AFP PHOTO/ Leo RAMIREZ
Destaque da final, Gustavo Ayon é abraçado após o México conquistar a Copa América de Basquete Imagem: AFP PHOTO/ Leo RAMIREZ

Do UOL, em São Paulo

11/09/2013 22h50

Considerado o grande 'azarão' da Copa América de basquete, o México conquistou na noite desta quarta-feira a competição. Com uma belíssima atuação do pivô Gustavo Ayon, que atua no Atlanta Hawks, os mexicanos venceram Porto Rico por 91 a 89 e conquistaram o inédito título, em Caracas, na Venezuela.

Antes mesmo da decisão, as equipes já estavam garantidas no Mundial de 2014, na Espanha. O México voltará a disputar o torneio após 40 anos - a última participação foi em 1974. O melhor resultado da seleção no basquete é o bronze olímpico, em Berlim-1936.

Gustavo Ayon anotou 20 pontos e ainda apanhou 16 rebotes no confronto, sendo a principal arma de sua equipe. O ala Jovan Harris foi o cestinha da decisão, com 23 pontos marcados. Pelos portorriquenhos o destaque foi Carlos Arroyo, que também fez 23 pontos.

A melhor posição do México na história da Copa América havia sido um sexto lugar na edição de 2003. Para chegar ao Mundial de 2014, portanto, a seleção norte-americana precisava de uma campanha histórica.

Foi exatamente isso que aconteceu. Depois de uma série de amistosos na América do Sul com uma equipe irregular, o México adicionou Ayon ao elenco e conseguiu a melhor participação do país na história do torneio.

A seleção campeã foi, de longe, o grande azarão da Copa América. O time sequer disputaria o torneio, mas foi convidado de última hora para substituir o o Panamá, que teve problemas internos de gestão e foi descredenciado pela Fiba (Federação Internacional de Basquete).

Segundo colocado no Grupo B da primeira fase, o México liderou a etapa final da Copa América e bateu nas semifinais a Argentina de Luis Scola, maior pontuador do certame disputado na Venezuela e favorita ao título. 

Os hermanos, aliás, ficaram com a medalha de bronze ao vencerem a disputa pelo 3º lugar com a Venezuela, nesta sexta, por 103 a 93.