Topo

Eslovênia poupa titulares, perde para Finlândia e avança no Eurobasket

Gerald Lee (d), destaque da Finlândia em jogo contra a Eslovênia no Eurobasket, protege a bola de Mirza Begic - Andrej Isakovic / AFP
Gerald Lee (d), destaque da Finlândia em jogo contra a Eslovênia no Eurobasket, protege a bola de Mirza Begic Imagem: Andrej Isakovic / AFP

Do UOL, em São Paulo

16/09/2013 17h37

A Eslovênia perdeu em casa nesta segunda-feira, na última rodada da segunda fase do Eurobasket, principal torneio de seleções de basquete na Europa. Ainda assim, os anfitriões tiveram motivos para comemorar. Com o revés por 92 a 76 para a Finlândia, eles ratificaram passagem para as quartas de final da competição.

A despeito do revés, os eslovenos encerraram a segunda fase com a quarta posição do Grupo F. Eles enfrentarão nas quartas de final a França, que terminou a outra chave na segunda posição.

Os classificados do Grupo E, que já haviam sido definidos, são Sérvia, Lituânia, França e Ucrânia. Na outra chave, a rodada desta segunda-feira ratificou os avanços de Croácia, Itália, Eslovênia e Espanha.

E a Eslovênia nem precisou vencer o último jogo para isso. O duelo com a Finlândia foi equilibrado até o terceiro quarto, mas no fim pesou o aproveitamento dos finlandeses, que fecharam a partida com 22 conversões de bolas de três pontos.

O atleta com mais pontos no duelo foi o finlandês Gerald Lee, pivô que anotou 17 pontos. Koivisto (16), Salin (16) e Koponen (14) também contribuíram para artilharia do time vencedor.

No lado esloveno, chamou atenção a participação de Goran Dragic. O ala-armador, que tem média de 17 pontos no Eurobasket, esteve em quadra por menos de cinco minutos nesta segunda-feira e anotou apenas três.

Os outros jogos que fecharam o Grupo F foram bem mais parelhos. Sobretudo a vitória da Croácia por 92 a 88 sobre a Grécia após duas prorrogações.

O cestinha croata nessa partida foi o ala-armador Bojan Bogdanovic. A despeito de ter registrado apenas dois acertos em sete tentativas da linha de três, ele compensou com 22 pontos e quatro rebotes.

Também brilhou o pivô croata Ante Tomic, que saiu de quadra com um duplo-duplo. Ele anotou 15 pontos, quase o dobro da média que vinha registrando na competição (8,6), e ainda coletou 12 rebotes.

Itália e Espanha também precisaram de um tempo extra para resolver o duelo desta segunda-feira. E os italianos, com 25 pontos de Alessandro Gentile, triunfaram por 86 a 81.

O grande destaque do jogo, contudo, foi um espanhol. Marc Gasol marcou 32 pontos e ainda somou dez rebotes, mas isso não foi suficiente para dar a vitória à equipe dele.