Topo

Astros da NBA e dupla do Real garantem Espanha x França na semi do Europeu

Tony Parker (esquerda) busca infiltração durante jogo contra a Eslovênia pelas quartas do Europeu - EFE/GEORGI LICOVSKI
Tony Parker (esquerda) busca infiltração durante jogo contra a Eslovênia pelas quartas do Europeu Imagem: EFE/GEORGI LICOVSKI

Do UOL, em São Paulo

18/09/2013 18h06

Espanha e França chegaram ao Campeonato Europeu de basquete como as duas favoritas ao título e até o momento confirmaram a condição. No entanto, só uma vai ter condição de disputar o título da competição. Na tarde desta segunda-feira, ibéricos e franceses venceram Sérvia e Eslovênia, respectivamente, e vão se enfrentar na semifinal do torneio.

Para avançarem, tanto espanhóis quanto franceses contaram com grandes atuações de alguns de seus principais jogadores. A Espanha teve um show da dupla Rudy Fernández e Sérgio Rodriguez, ambos do Real Madrid. Juntos, eles combinaram para 41 pontos na vitória por 90 a 60 sobre os sérvios.

Já a França viu o trio de atletas da NBA brilhar. Tony Parker, com 24, Nicholas Batum, com 14, e Boris Diaw, com 10, foram os principais pontuadores na sofrida vitória sobre os anfitriões do torneio e que confirmou os franceses no Mundial de 2014, que acontece na Espanha.

A semifinal entre duas das maiores potências do basquete mundial acontece nesta sexta-feira.

Espanha atropela com show de dupla do Real

Bicampeã, a Espanha deu mais um importante passo rumo ao tri do Campeonato Europeu de Basquete. Com um verdadeiro baile, o time comandado pelo técnico Juan Orenga atropelou a Sérvia por 90 a 60 e avançou sem dificuldades para a semifinal.

Já classificada para o Mundial de 2014 por ser o país sede, a Espanha nem precisa comemorar a vaga entre as quatro melhores e poderia até mesmo “tirar o pé” caso julgasse necessário. Mas não foi o que aconteceu e o que se viu em quadra foi um time com cada vez mais fome de títulos.

Principal nome da equipe, o pivô Marc Gasol, que joga do Memphis Grizzlies da NBA, teve uma tarde apagada e marcou apenas sete pontos. No entanto, ele foi eleito como autor da melhor jogada da partida – uma bela assistência de um garrafão ao outro.

Em nenhum momento a Espanha deu chances para os adversários e abriu 21 a 5 logo no primeiro quarto, o que deu uma bela ideia do que estava por vir. E não parou por aí. Com um show ofensivo e defensivo, os ibéricos controlaram completamente as ações e até chegaram a abrir 40 pontos em determinado momento. A equipe comandada por Orenga só diminuiu o ritmo no fim do terceiro quarto, quando já não havia nenhum risco de perigo.

França encontra dificuldades e quase tropeça

Já a França não teve vida tão fácil para confirmar vaga entre as quatro melhores do torneio. Jogando diante da anfitriã Eslovênia, os franceses não conseguiram abrir larga vantagem em nenhum momento do confronto e suaram até o último período para conseguir a vitória por 72 a 62.

Com 18 pontos e seis assistências de Goran Dragic, armador do Phoenix Suns, a Eslovênia pressionou os visitantes e chegou a vencer o primeiro quarto por 12 a 10. No entanto, os donos da casa não conseguiram fazer frente ao trio formado por Parker, Diaw e Batum. Mesmo lutando bravamente e com todo o apoio da torcida, os eslovenos sucumbiram ao talento dos franceses.