Topo

Croácia volta à semi do Europeu após 18 anos; Lituânia elimina Itália

Equipe croata não ficava entre as quatro melhores do torneio desde 1995 - EFE/Georgi Licovski
Equipe croata não ficava entre as quatro melhores do torneio desde 1995 Imagem: EFE/Georgi Licovski

Do UOL, em São Paulo

19/09/2013 17h43

Após 18 anos, a Croácia está de volta a semifinal do Campeonato Europeu de basquete. Com uma forte na tarde desta quinta-feira, a equipe comandada por Jasmin Repesa derrotou a Ucrânia por 84 a 72 e confirmou presença entre as quatro melhores seleções do torneio. Além disso, os croatas garantiram vaga no Mundial da modalidade, que acontece na Espanha, em 2014.

A última aparição da equipe em uma semifinal europeia aconteceu em 1995, quando o país ficou em terceiro lugar no torneio disputado na Grécia. Desde então, os croatas amargam uma série de campanhas inconsistentes.

Para vencer, o time croata contou com uma grande atuação do ala-armador Krunoslav Simon. Dono de 23 pontos, o jogador do Lokomotiv Kuban foi o cestinha do jogo e acertou cinco das oito bolas de três que arremessou ao longo da partida.

“Eu me sinto incrível porque nós tínhamos muitos torcedores nos apoiando hoje e nós esperamos 18 anos para que isso acontecesse”, comemorou Simon após o confronto.

Na semifinal, os croatas vão enfrentar a sólida e “cascuda” seleção da Lituânia. Em um jogo complicado e extremamente equilibrado, os lituanos tiveram que suar a camisa para bater a forte equipe da Itália, por 81 a 77.

Os lituanos, que terminaram a fase de classificação no segundo lugar do grupo E, dominaram a partida desde os primeiros minutos e oscilaram apenas no terceiro período, quando os italianos assumiram a liderança e abriram três pontos. No entanto, a Lituânia demonstrou maior solidez ofensiva e retomou a vantagem na última parcial, confirmando a vitória e a vaga no Mundial. 

Quem ganhar o confronto da semifinal, que acontece nesta sexta-feira, pega o vencedor do duelo entre Espanha e França.