Topo

França domina Lituânia e fatura título inédito do Europeu de basquete

Do UOL, em São Paulo

22/09/2013 17h39

Se na semifinal Tony Parker foi o responsável por carregar a França até a decisão do Eurobasket, na final, Nicolas Batum foi o grande nome. Dominando as jogadas ofensivas, o atleta levou os franceses ao título inédito com a vitória por 80 a 66.

No duelo, Batum, atleta do Portland Blazers, foi responsável por 17 pontos, o cestinha francês no duelo, e ainda pegou seis rebotes, além de dar uma assistência. Outro jogador a ter um bom desempenho foi Boris Diaw, que fez 15 pontos, pegou cinco rebotes e deu quatro assistências.

Do lado dos lituanos, o melhor em quadra foi Linas Kleiza, que saiu como cestinha da decisão com 20 pontos.

Essa é a primeira vez que a França conquista o principal título do basquete europeu. A equipe já havia sido vice em outras duas oportunidades, inclusive na última edição, há dois anos, quando a Espanha faturou a conquista.

Para chegar ao título inédito, a França teria pela frente a Lituânia, que tem o status de terceira maior vencedora do torneio.  Mas, apesar da larga vantagem no placar final, quem começou melhor foram os lituanos, que venceram o primeiro quarto por três pontos.

No entanto, na segunda parte do duelo, os franceses se soltaram na partida e embalaram na partida. Além de tirar a desvantagem, a equipe ainda abriu mais 16 pontos de frente.

Empolgados com a larga diferença que abriram, os franceses conseguiram ampliar a vantagem para 18 pontos no quarto seguinte.

Na última parte, os franceses só administraram o resultado. Em nenhum momento, a diferença caiu para menos de dez pontos e o jogo terminou 80 a 66.

Um pouco mais cedo, a Espanha, algoz francês de 2011, conquistou o terceiro lugar com uma vitória fácil por 92 a 66 contra a Croácia.