Topo

Brasil vence a Argentina e fica a uma vitória da vaga no Mundial

Karla foi um dos destaques da seleção brasileira na partida contra a Argentina, pela Copa América - Divulgação/Fiba Américas
Karla foi um dos destaques da seleção brasileira na partida contra a Argentina, pela Copa América Imagem: Divulgação/Fiba Américas

Do UOL, em São Paulo

24/09/2013 22h17

A seleção brasileira feminina de basquete consolidou a boa campanha na Copa América e garantiu vaga na semifinal da competição, disputada em Xalapa, no México. Nesta terça-feira, a equipe venceu a Argentina por 69 a 60 e assegurou o primeiro lugar do Grupo B. Agora, o time aguarda o rival na próxima fase, que será a segunda equipe classificada no Grupo A (Canadá ou Cuba).

O Brasil volta à quadra ainda nesta quarta-feira, mas mesmo que seja derrotado pelo México, às 22h45 (de Brasília), não perderá a liderança. Isso porque o time soma três vitórias e chegaria a somente uma derrota. Argentina e Porto Rico já somam dois resultados negativos e não alcançariam o resultado.

Com o triunfo nesta terça, a seleção brasileira chegou aos seis pontos conquistados - três vitórias em três jogos (venceu também República Dominicana e Porto Rico nas duas primeiras rodadas). 

Depois de bom começo no primeiro quarto, quando abriu 10 a 3, a seleção brasileira sofreu um 'apagão' e terminou perdendo por 19 a 18. Na segunda metade do primeiro tempo, o Brasil se recuperou, impôs um ritmo forte e abriu seis pontos de vantagem na ida para o intervalo.

No terceiro quarto, a seleção comandada por Luiz Zanon oscilou muito, chegou a ampliar a vantagem no começo, mas voltou a abusar dos erros nos minutos finais, permitindo que a frente caísse para quatro pontos. O técnico, então, pediu tempo, chamou a atenção das atletas e a situação voltou a melhorar - a parcial terminou 54 a 45.

O apagão visto minutos antes voltou a aparecer no quarto final. Displicentes, as meninas brasileiras se perderam em quadra, voltaram a cometer muitos erros e marcaram dois pontos em mais de cinco minutos. Assim, as argentinas aproveitaram e passaram à frente: 57 a 56 a 4m20 do fim. 

A reação não demorou. Com uma cesta de três de Adrianinha, o Brasil retomou a ponta do placar e não largou mais até o fim. A vitória foi sacramentada em dois lances livres de Karla, um dos destaques da equipe, com 13 pontos marcados, e Damiris, autora de 14 pontos.

A Copa América, disputada em solo mexicano, rende três vagas para o Mundial de Istambul, na Turquia, no próximo ano. Na Copa América, os dois melhores de cada grupo se classificam para as semifinais e as finalistas já se classificam para o Mundial. A última vaga sai da disputa do terceiro lugar.