Topo

Janeth põe Brasil como favorito a vaga no Mundial de basquete feminino

Janeth Arcain jogou pela seleção por mais de uma década - Flávio Florido /Folhapress
Janeth Arcain jogou pela seleção por mais de uma década Imagem: Flávio Florido /Folhapress

Guilherme Costa

Do UOL, em São Paulo

25/09/2013 11h00

O bom início do Brasil na Copa América de basquete feminino, com três vitórias em três jogos, não deve ser um fenômeno isolado. Ao menos essa é a previsão da ex-jogadora Janeth Arcain, que atualmente trabalha com as equipes de base da Confederação Brasileira de Basquete (CBB).

“Acho que o Brasil vai disputar o título. As adversárias devem ser Cuba e Canadá, mas a seleção está muito bem e tem condições de passar pelas outras equipes”, analisou a ex-jogadora.

A Copa América serve como classificatório para o Mundial de 2014, que será realizado na Turquia. O torneio continental oferece três vagas, e o Brasil conquistou quatro das últimas cinco edições.

“A seleção está muito bem. A equipe tem uma base de novatas, mas fez amistosos fora e teve uma evolução técnica aliada a um ganho de entrosamento”, disse Janeth, que fez parte da equipe campeã mundial de 1994 e também conquistou duas medalhas olímpicas (prata em Atlanta-1996 e bronze em Sydney-2000).

A ex-jogadora Hortência Marcari endossou a análise. “Você tem duas opções no basquete: ou entra na quadra e faz o jogo do outro, ou entra e se impõe. O Brasil tem feito o adversário correr atrás. Estou acompanhando e estou muito animada”, disse a maior pontuadora da história da seleção feminina na última segunda-feira, durante festa de aniversário realizada em São Paulo.

Nem mesmo a falta de experiência da seleção feminina tem preocupado as ex-jogadoras No elenco que está disputando a Copa América de Xalapa (México), apenas a armadora Adrianinha já havia participado da competição.

“Acho que isso é cíclico. Quando eu joguei a Copa América de 1993 eu também era novata. Havia seis novatas na equipe, e essa mudança de geração é algo comum no esporte”, disse a pivô Alessandra.