Topo

Brasil massacra México, mantém 100% e enfrenta Cuba na semi da Copa América

Clarissa foi um dos destaques da seleção brasileira com 11 pontos e 13 rebotes  - JUAN CARLOS HIDALGO/EFE
Clarissa foi um dos destaques da seleção brasileira com 11 pontos e 13 rebotes Imagem: JUAN CARLOS HIDALGO/EFE

Do UOL, em São Paulo

26/09/2013 00h27

Mesmo em quadra apenas para “cumprir” tabela, a seleção brasileira feminina não quis saber de corpo mole nesta quarta-feira e venceu sem a menor dificuldade o México, por 97 a 45, na última partida pelo grupo B da Copa América de basquete. Com uma atuação sólida do começo ao fim, o time comandado por Luiz Augusto Zanon controlou o placar em todos os momentos e não deu espaço para as anfitriãs do torneio, mantendo os 100% de aproveitamento até aqui.

Agora, o Brasil foca suas forças para a semifinal da competição, que acontece nesta sexta-feira, contra Cuba, que ficou com a segunda colocação no grupo A. O vencedor conquista uma vaga no Mundial da modalidade.

Para vencer, as brasileiras contaram com uma noite inspirada da ala-armadora Patrícia Teixeira, que marcou 15 pontos e foi a cestinha da noite. Já a ala-pivô Clarissa contribuiu com um double-double, 11 pontos e 13 rebotes.

Com um bom ritmo ofensivo e claramente superior, o Brasil assumiu a liderança do placar logos nos primeiros segundos e não deu a menor chance para uma reação mexicana, indo para o vestiário com uma vantagem de 16 pontos.

Na segunda parte do confronto, as brasileiras não diminuíram e passaram a apostar nas bolas de três para minar completamente as ações adversárias. A tática funcionou e o Brasil abriu mais de 52 pontos de frente, confirmando a grande vitória.

Em outro duelo disputado nesta quarta-feira, o Canadá derrotou Cuba por 53 a 40 e confirmou a primeira colocação no grupo A. O resultado colocou as canadenses no caminho da seleção de Porto Rico, que passou pela República Dominicana e também conseguiu vaga entre as quatro melhores do torneio.