Topo

Vaias a Nenê em partida no Rio surpreendem americanos

Do UOL, em São Paulo

13/10/2013 10h34

O Chicago Bulls foi uma das equipes escolhidas para fazer o primeiro jogo da NBA no Brasil em razão da forte torcida no país, que surgiu na época de Michael Jordan. Já o Washington Wizards veio ao Rio motivado pela presença de Nenê, um dos brasileiros na liga norte-americana. Só que a NBA não esperava que a presença de Nenê não fosse exatamente desejada pelo público brasileiro. E isso surpreendeu à mídia e à torcida nos EUA.

O próprio site da NBA, no relato do jogo, válido pela pré-temporada da liga, tentou encontrar uma explicação - inclusive, citando uma possível rivalidade entre São Paulo e Rio de Janeiro.

“Nenê, pivô dos Wizards, que cresceu perto de São Paulo (nasceu em São Carlos, no interior do Estado), foi vaiado assim que entrou na quadra, assim como toda vez que foi para a linha de lance-livre. Muitos fãs brasileiro não gostaram do fato dele não se apresentar à seleção nacional constantemente”, diz a notícia.

Em Washington, sede dos Wizards, a reação também foi de surpresa. Michael Lee, repórter que cobre a equipe para o jornal Wahington Post, escreveu no Twitter durante a partida: 'Nenê é vaiado na linha de lance-livre e os fãs comemoraram quando errou. Brutal".

Depois, ao noticiar a situação, tentou explicar a posição da torcida quanto às faltas de Nenê na seleção. “O jogo forçou Nenê a ficar cara a cara com fãs que não gostaram e sua decisão de só defender o Brasil duas vezes desde 2002”, afirmou. E citou Oscar, que durante o jogo criticou duramente, como faz constantemente, o pivô.

Matt Moore, editor do site especializado em basquete Hardwood Paroxysm, da CBS, foi outro que colocou a situação como "brutal". "Primeiro jogo da NBA no seu país, você é o único atleta local e é vaiado pelos fãs brasileiros. Isso é muito brutal para mim. Realmente estranho, considerando a quantia de dinheiro e tempo que Nenê já colocou à disposição do país”, escreveu.

Ele também citou as vaias a Leandrinho. “Quando Leandro Barbosa apareceu no telão foi vaiado também. Fãs brasileiros levam a sério a história de não defender a seleção nacional”, completou.

No Twitter, também foi possível ver americanos criticando a situação. “O modo com que os brasileiros vaiaram Nenê foi muito estúpido”, escreveu um torcedor dos Wizards.

Nenê, na coletiva após o jogo, respondeu às vaias e a Oscar: "Isso não me abala, estou calejado. É coisa de gente egoísta, mesquinha e pobre de espírito", disse.