Topo

Sem festa e em meio a treinos, NBB é lançado com promessa de equilíbrio

Flamengo e Brasília foram os protagonistas durante evento de lançamento do NBB 2013/2014 - Ricardo Ramos/LNB
Flamengo e Brasília foram os protagonistas durante evento de lançamento do NBB 2013/2014 Imagem: Ricardo Ramos/LNB

Luiz Gabriel Ribeiro,

Do UOL, no Rio de Janeiro

08/11/2013 12h47

Em coletiva de imprensa atrasada por causa do treino do Flamengo e acelerada pela atividade agendada pelo Brasília, a sexta edição do NBB foi lançada oficialmente. O evento realizado na manhã desta sexta-feira no HSBC Arena, no Rio de Janeiro, reuniu treinadores, jogadores e dirigentes. Eles deram o primeiro passo da temporada 2013/2014 da competição nacional sem muita festa. A concentração das equipes era mesmo no duelo entre os dois times favoritos ao título. Flamengo e Brasília fazem estreia no NBB às 10h deste sábado, no local.

Protagonistas da entrevista coletiva realizada em meio ao último treino de preparação, Flamengo e Brasília trataram de minimizar o rótulo de principais candidatos ao troféu e destacaram o equilíbrio do torneio. A expectativa dos favoritos é de que os 15 demais participantes tenham capacidade de conseguir surpreender na sexta edição do campeonato, que tem decisão marcada para o dia 31 de maio de 2014.

“Se tem uma certeza, é de que este NBB será melhor que todos os outros. Temos muita qualidade e será um campeonato duríssimo, porque todas as equipes investiram. É importante começar bem, mas o campeonato será decidido no playoff. Queremos construir uma trajetória para chegar bem lá no fim”, comentou José Neto, técnico do atual campeão Flamengo.

Alvo de elogios do comandante rubro-negro, o técnico do Brasília Sergio Hernandez comentou sobre as primeiras impressões que teve do basquete brasileiro. O argentino, medalhista olímpico com a sua seleção em Pequim-2008, citou a necessidade que o seu time tem em buscar o êxito durante toda a disputa.

“Os argentinos têm admiração pelo basquete brasileiro há muito tempo. Não é algo tão diferente para mim, mas é um passo importante. O basquete no Brasil sempre foi muito competitivo. Vamos buscar o êxito, que é diferente da vitória. Podemos terminar em sexto, sétimo, oitavo ou primeiro. O importante é consegui a excelência”, comentou Fernandez.

Os 17 clubes participantes do NBB se enfrentarão em dois turnos durante a fase de classificação. Os 12 melhores classificados seguem aos playoffs, sendo que os quatro primeiros se garantem automaticamente nas quartas de final. As demais se enfrentam nas oitavas para garantir presença na etapa eliminatória seguinte.

Flamengo e Brasília fazem os últimos ajustes para a estreia. Únicas equipes a conquistarem o título do NBB, os rivais iniciam o torneio com o clássico no Rio de Janeiro. O duelo na HSBC Arena terá transmissão ao vivo da TV Globo, a partir das 10h.