Topo

NBB começa com "culto" à Globo e clássico para atrair atenção da torcida

Elogios à TV Globo e suas transmissões ao vivo deram o tom do lançamento da temporada 13/14 do NBB - Ricardo Ramos/LNB
Elogios à TV Globo e suas transmissões ao vivo deram o tom do lançamento da temporada 13/14 do NBB Imagem: Ricardo Ramos/LNB

Luiz Gabriel Ribeiro

Do UOL, no Rio de Janeiro

09/11/2013 06h03

A sexta edição do NBB começa com a TV Globo como principal personagem nos bastidores do basquete nacional. “Cultuada” e elogiada por todos os lados, a emissora transmitirá ao vivo o duelo de estreia da competição – entre Flamengo e Brasília, às 10h deste sábado. A proximidade global com o torneio é comemorada por dirigentes, treinadores e jogadores, que veem uma oportunidade de fazer o torneio ficar mais forte e ganhar mais relevância para os torcedores durante a temporada 2013/2014.

O confronto entre os únicos campeões da história do NBB foi escolhido a dedo para agradar à TV e também aos torcedores. O clássico entre os favoritos Flamengo e Brasília é o principal jogo da rodada de abertura pela aposta em causar impacto e atrair torcedores que, até então, não estariam dispostos a acompanhar a sequência da competição, que é longa e tem previsão para terminar somente no dia 31 de maio.

Estrategicamente, é o jogo ideal para que os planos da Liga Nacional de Basquete (LNB)  se tornem realidade. No decorrer da temporada, o NBB terá mais duas transmissões ao vivo na TV aberta, de acordo com a entidade que organiza o torneio.

“Nosso objetivo com essa parceria com a Globo é aumentar a nossa audiência e trazer mais torcedores. Esse clássico é, sim, uma estratégia para conquistar público. Os ‘basqueteiros’ acompanham o NBB, mas a torcida comum nem sabe o que é. Quanto mais jogos na TV, mais iremos atrair torcedores”, ressalta Kouros Monadjemi, ex-presidente da LNB e atual diretor de relações institucionais da entidade.

Os jogadores também aprovam a oportunidade de fazer a estreia com direito a transmissão da TV aberta. A presença da mídia é vista como fundamental para fazer o NBB deslanchar. Estrela do Brasília, Arthur reforça o discurso dos dirigentes.

“É um clássico que mexe com as emoções dos dois times. Ótimo começar com um jogo assim, será muito interessante. Também espero um ginásio cheio, se bem que com pouco apoio para a gente. A mídia faz crescer o basquete”, comentou o ala do time da capital federal.

Pelo lado do Flamengo, a chance de jogar para a TV Globo também é exaltada. “Este jogo mostra como o NBB mudou. A Globo é um apoio espetacular. É aproveitar o momento e transformar isso tudo em coisas boas”, comenta Vitor Benite, que exemplifica. “Já sou reconhecido na rua por alguns torcedores. Isso ajuda a mostrar que as coisas estão mudando. Acima de tudo, vamos tentar fazer um espetáculo neste jogo”.

Com o clássico entre Flamengo e Brasília como foco, os demais jogos da rodada de abertura do NBB ficaram para o final da próxima semana. Seis partidas estão marcadas para a quinta-feira, entre os horários das 19h até às 21h.