Topo

Em primeiro duelo entre armadores estrelas, Bulls levam a melhor sobre Cavs

Do UOL, em São Paulo

12/11/2013 07h37

Nos EUA, os especialistas em NBA sempre falaram, nos últimos três anos, sobre o duelo entre Derrick Rose e Kyrie Irving, dois dos armadores que, dizem, podem dominar a liga nos próximos anos. Só que, por motivos de contusões de ambos os lados, o duelo nunca ocorria, Até a noite da última segunda-feira, quando Rose e os Bulls mostraram que ainda têm mais time que os jovens do Cavs e venceram por 96 a 81.

Rose, que entrou na NBA em 2008/2009, já foi eleito MVP da liga, em 2011, enquanto Irving, em sua terceira temporada, já chegou ao All-Star Game neste ano. Ambos jogam no estilo "combo-guard", ou seja: o armador que faz de tudo em quadra, sem focar apenas nos passes.

Mas a experiência pesou nesse primeiro duelo e Rose, com 16 pontos e sete assistências, foi melhor em quadra que o jovem adversário. Irving também anotou 16 pontos, mas deu apenas quatro passes decisivos. No duelo pessoal, Rose forçou Irving a três erros, enquanto o armador dos Bulls não cometeu erros na partida.

Entre os outros jogadores, quem mais colaborou com a vitória dos Bulls foi Carlos Boozer, com 17 pontos, sete rebotes e quatro assistências. Mike Dunleavy Jr. saiu do banco e deixou 15 pontos. Pelos Cavs, Anderson Varejão saiu do banco para cinco pontos e seis rebotes.

A vitória ajuda os Bulls, candidatos ao título da Conferência Leste e da liga: após um começo com derrapadas, muito em conta pela volta de Rose, ainda fora de ritmo, o time conseguiu igualar a campanha, com 3 vitórias e 3 derrotas. Os Cavs também possuem três vitória, mas já com cinco revezes.

JEREMY LIN IGNORA GRIPE E TEM 31 PONTOS EM JOGO DE 2 PRORROGAÇÕES

  • O armador Jeremy Lin ignorou uma forte gripe, ficou 45 minutos em quadra em jogo de duas prorrogações e liderou o Houston Rockets a triunfar em casa sobre o Toronto Raptors, por 110 a 104.

    “Durante o terceiro quarto as bolas começaram a cair, aí tudo ficou melhor. Eu não consegui realizar um bom trabalho em envolver meus companheiros no jogo, mas eles fizeram um grande trabalho em me achar”, disse o Lin.

    Os principais ajudantes do armador foram “os de sempre”: James Harden teve 26 pontos e 10 assistências, enquanto Dwight Howard teve 18 pontos e impressionantes 24 rebotes.

    Dado curioso: os Raptors arremessaram 114 bolas, 30 a mais que os Rockets, fato raro, e mesmo assim não conseguiram triunfar.

OUTROS BRASILEIROS VENCEM NA RODADA

  • Varejão perdeu com os Cavs, mas outros dois brasileiros entraram em quadra e saíram vencedores: Tiago Splitter foi titular dos Spurs na vitória sobre os 76ers, fora de casa, por fáceis 109 a 85. Ele teve 11 pontos e 6 rebotes.

    Enquanto isso, Vitor Faverani foi reserva, atuou por 14 minutos e saiu de quadra com quatro pontos na vitória do Boston Celtics por 120 a 105 sobre o Orlando Magic.

Em outros jogos da rodada, o Minnesota Timberwolves teve a derrota mais sofrida: com três arremessos errados nos últimos segundos, saíram de quadra derrotados pelo Los Angeles Clippers por 109 a 107. No último segundo, Kevin Love perdeu arremesso ao lado do aro, em rebote de outro erro, de Nikola Pekovic.

O Atlanta Hawks assumiu a vice-liderança do Leste ao vencer os Bobcats, fora de casa, por 10 3 a 94; O Indiana Pacers, o líder, alcançou a oitava vitória em oito jogos, ao bater os Grizzlies por 95 a 79; no Oeste, o Utah Jazz alcançou o inverso dos Pacers e teve sua oitava  derrota em oito jogos, ao perder para os Nuggets por 100 a 81; e os TrailBlazers bateram o Detroit Pistons, por 109 a 103.