Calendário do basquete faz três times jogarem duas vezes em um mesmo dia
O NBB, principal campeonato nacional de basquete no Brasil, vai iniciar nesta quinta-feira a segunda rodada da temporada 2013/2014. E logo de cara, viverá a primeira grande polêmica. Concomitantes, o certame e o Campeonato Paulista proporcionarão uma situação insólita: três equipes serão obrigadas a atuar duas vezes em um mesmo dia.
Quem ficou sabendo antes sobre a maratona foi o Pinheiros. O clube da capital bateu o Paulistano por 91 a 73 na última terça-feira, fez 2 a 2 na série semifinal do Estadual e levou a decisão para o último duelo, marcado para 20h desta quinta, no ginásio do Paulistano.
O problema é que o Pinheiros já tinha um jogo marcado para quinta-feira, em casa, contra Limeira, pela primeira rodada do NBB. A partida estava agendada para 19h, mas foi antecipada para 17h.
A LNB (Liga Nacional de Basquete), que organiza o NBB, não aceitou fazer mudanças mais drásticas. “Nós divulgamos a tabela em agosto, com data e horário de todos os jogos. Nós obedecemos a um calendário mundial e respeitamos as competições que são hierarquicamente maiores, como a Liga das Américas, o Sul-Americano e o Mundial. Assim como nós respeitamos, as federações, sejam quais forem, deveriam observar o nosso calendário”, disse Sérgio Domenici, gerente-executivo da liga.
O dirigente explicou que a LNB já havia feito uma concessão para beneficiar os torneios regionais: “Ao contrário de algumas ligas, como a argentina e a espanhola, o Brasil começa o campeonato mais tarde para poder atender a essas federações. Começamos em meados de novembro, mas podíamos iniciar o torneio no início de outubro. A liga já faz o papel de colaborar”.
Com duas partidas no mesmo dia, o Pinheiros resolveu dividir forças. O time paulista jogará o NBB com a equipe sub-22, a mesma que vinha sendo usada na Liga de Desenvolvimento. O conjunto será comandado pelo auxiliar-técnico José Luiz Marcondes.
"Vou acompanhar o começo do jogo e depois vou para o ginásio do Paulistano", confirmou o técnico do Pinheiros, Cláudio Mortari.
Às 20h, o Pinheiros usará força máxima e terá o técnico titular no banco para enfrentar o Paulistano. Quem ganhar fará a decisão do Paulista contra o vencedor da semifinal entre Franca e Bauru, que farão a quarta partida da série será às 20h desta quinta-feira, em Franca.
No mesmo horário, as duas equipes terão compromissos pelo NBB. Bauru receberá o Palmeiras, e Franca visitará Mogi das Cruzes.
Nesses casos, a coincidência ainda tem um agravante: Bauru havia vencido os dois primeiros jogos, e a quarta partida só foi marcada após triunfo de Franca na noite de quarta-feira.
“É uma situação muito ruim para todos, para os times e o basquete. Houve uma reunião sobre o calendário. Mas, por termos Jogos Abertos, Sul-Americano, NBB e Paulista, a Federação Paulista não cumpriu o acordo de não encavalar as partidas e acabou coincidindo as datas. Tentamos por muito tempo conversar com ambas as entidades, mas não ouve acordo”, disse Vitor Jacob, diretor do Bauru.
“Mas decidimos que é a última vez que isso vai acontecer. Em janeiro vamos reunir todos os clubes paulistas com as entidades para termos um calendário anual, para que isso não aconteça mais”, completou.
O UOL Esporte procurou também Franca e a FPB (Federação Paulista de Basquete), mas não conseguiu contato até o fechamento do texto.
“Não é um problema dos clubes, que estão submetidos às entidades. Não é culpa ou responsabilidade do Pinheiros. A liga entende que faz o papel dela começando o campeonato mais tarde do que podia”, completou Domenici.
O problema voltará a acontecer no dia 16 de novembro, quando Bauru e Franca farão o último duelo das semifinais. As duas equipes também têm compromissos pelo NBB nessa data.
*Colaborou Maurício Dehò
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.