Topo

Maior campeão da NBA vira presidente dos Knicks em busca de quebrar tabu

18.03.14 - Phil Jackson posa durante sua apresentação como dirigente do New York Knicks - REUTERS/Shannon Stapleton
18.03.14 - Phil Jackson posa durante sua apresentação como dirigente do New York Knicks Imagem: REUTERS/Shannon Stapleton

Do UOL, em São Paulo

18/03/2014 13h39

O americano Phil Jackson, ex-técnico de Chicago Bulls e Los Angeles Lakers, é o novo presidente de operações do New York Knicks na NBA, onde terá o cargo mais alto de gerência nos próximos cinco anos.

O treinador que mais vezes se tornou campeão na história da liga americana de basquete, aposentado desta função desde 2011, estreia como executivo com a tarefa de levar a equipe nova-iorquina a encerrar o jejum de títulos na NBA. A equipe conquistou apenas duas taças, a última delas em 1973, e em ambas contou com o Phil Jackson, então jogador, no elenco.

“Esperamos que isso aconteça, e por isso Jim [James Dolan, dono da franquia] me contratou. Queremos tirar um pouco do peso das costas dele e fazer esse time evoluir para ganhar um campeonato. Não é fácil. Títulos vêm com planejamento, são poucos os títulos acidentais na NBA. Sabemos disso e vamos tentar cumprir essa meta”, comentou o ex-treinador.

Jackson, 68, foi campeão com os Knicks em 1970 e 1973 e depois iniciou uma vitoriosa carreira como treinador.

Foram seis títulos com a histórica equipe dos Chicago Bulls na década de 1990, comandando astros como Michael Jordan, Scottie Pippen e Dennis Rodman, e outros cinco com os Los Angeles Lakers nos anos 2000. No time californiano, foi técnico de jogadores como Kobe Bryant, Shaquille O’Neal e Pau Gasol, entre outros.

Nos Knicks, Jackson também servirá como arma para os Knicks manterem Carmelo Anthony no elenco. O astro pode optar pelo término do contrato ao final da temporada e já é alvo de diversas equipes.

Segundo a ESPN dos EUA, o acordo entre o ex-técnico e os Knicks será de US$ 12 milhões por ano (cerca de R$ 28 milhões).