Topo

Atletas da NBA querem que dirigente acusado de racismo não possa ir a jogos

Do UOL, em São Paulo

28/04/2014 06h00

Os atletas da NBA querem que Donald Sterling, proprietário do Los Angeles Clippers, não possa mais comparecer aos jogos de sua equipe ou de qualquer outra nos playoffs e que uma punição pesada seja estudada para o dirigente rapidamente. 

Sterling está sendo acusado por uma suposta declaração racista flagrada em gravação do que seria uma discussão com sua namorada, V. Stiviano, em que ele a critica por publicar uma foto de Magic Johnson em seu Instagram.

Ex-atleta e atual prefeito da cidade de Sacramento, Kevin Johnson, declarou, representando a Associação Nacional dos Jogadores de Basquete dos Estados Unidos, que ele já conversou com o comissário da NBA, Adam Silver, sobre as possíveis penalidades que podem ser impostas ao dirigente. 
 
“Os jogadores querem garantir que o Sr. Sterling não possa comparecer a qualquer jogo dos Clippers ou de qualquer outra equipe durante os playoffs. Estamos confiantes de que o comissário entendeu que isso é uma grande distração para todos e que queremos o foco nos jogos e no que acontece em quadra”, declarou Johnson, segundo o site americano da ESPN. 
 
Ele ainda explicou que procurou Silver para entender quais são as sanções cabíveis a Sterling neste caso, que, inclusive, incentivou um protesto dos jogadores de sua própria equipe na partida do último domingo. No aquecimento para quarto o jogo dos playoffs contra o Golden State Warriors, os atletas se reuniram no centro da quadra, jogaram seus agasalhos no chão e fizeram os exercícios com o uniforme ao contrário, escondendo o símbolo da franquia.. 
 
“Os jogadores querem que o comissário atue de forma decisiva. Eles querem o máximo que a lei permita e estamos tentando que isso aconteça. Eles querem o máximo. Eles querem que uma decisão seja tomada de forma rápida e decisiva. Se você não respeita os jogadores desta liga, então, defendemos estes valores em vão. Acreditamos que este é um momento decisivo para a liga, para o comissário e para todos os jogadores desta liga”, concluiu. 
 
Johnson está cuidando da questão para a Associação de Jogadores a pedido de seu presidente, Chris Paul, coincidentemente, jogador do Clippers.